UNIFAGOC
Projeto Despertar leva 25 pessoas para treinamento em Lavras
Publicado em 24/03/2006
por Developer Unifagoc

A Polícia Militar de Ubá levou, nos dias 17,18 e 19 de março, 25 voluntários à cidade de Lavras – MG, para um treinamento sobre o Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador (DRPE), com o professor da Universidade Federal de Lavras, UFLA, José Roberto Pereira, doutor em Sociologia. A Fagoc enviou como representantes a analista de marketing, Janete Barros da Silva, e as alunas
voluntárias, dos cursos de: Jornalismo -Gabrielle Talma Henriques Lamarca, Administração – Marineide Aparecida Alves Cabral, Educação Física – Scheila Cristina de Souza e Ciência da Computação – Cláudia Caroline Ferreira.
A aplicação do DRPE – Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador representa a quarta fase do Projeto Despertar, desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com outras instituições. No treinamento dos 25 voluntários realizado na UFLA em Lavras – MG, eles aprendem as técnicas para a aplicação do DRPE nas comunidades. O DRPE é composto por uma conjunção de métodos e técnicas de intervenção participativa, que permite informações em tempo curto para identificação de problemas de diversas áreas, suas causas e possíveis soluções.
Os participantes foram inicialmente divididos em cinco equipes para a realização de uma pesquisa de dados sobre a história de Ubá e vários aspectos atuais da estrutura social, econômica, política, jurídica, dentre outros. O objetivo é compor as orientações de trabalho do diagnóstico a ser realizado.
O Projeto Despertar vem sendo desenvolvido em bairros de Ubá desde 2005, com palestras informativas, visitas em domicílios e ações sociais. A iniciativa já apresenta resultados, em seu foco principal: a segurança pública. Neste trabalho estão reunidos voluntários que representam diversas entidades religiosas, assistenciais e educacionais, públicas e privadas.
Neste final de semana, o grupo dá continuidade ao treinamento em Lavras, aprofundando o conhecimento e a prática dos métodos do DRPE, que serão aplicados primeiramente nos bairros onde o Projeto Despertar já foi iniciado: Pires da Luz, São Domingos e Vila Casal.
Gabrielle Lamarca – 5º período de Jornalismo
