UNIFAGOC
Projeto Esporte e Lazer da Cidade é renovado pelo Governo Federal
Publicado em 16/10/2007
por Developer Unifagoc
O Ministério dos Esportes anunciou no início do mês de setembro a renovação do Projeto Esporte e Lazer da Cidade para Ubá. O valor disponível para esta etapa é de R$ 180 mil, que será aplicado na continuidade das atividades já implantadas e financiará o lançamento do projeto em outros bairros carentes. Atualmente, mais de 13 mil pessoas participam dos programas e oficinas.
Os técnicos do Ministério consideraram dois pontos para a renovação: primeiro a avaliação das atividades desenvolvidas durante os dez meses da primeira etapa e, em segundo, o plano de trabalho para os anos 2007 e 2008, constando as dinâmicas de atividades, recursos materiais e humanos e documentação interna da FAGOC. De acordo com o coordenador do Esporte e Lazer em Ubá, o professor do Curso de Educação Física, Samuel Gonçalves, dos 210 projetos mineiros apresentados ao Ministério dos Esportes apenas 16 foram aprovados. “O processo de renovação foi extremamente complicado, além da concorrência com outros municípios, não contávamos com emenda parlamentar, mas apenas com a avaliação do resultado das nossas ações”, comentou.
A equipe coordenada pelo professor trabalha agora na realização de um Diagnóstico Ambiental para avaliar quais as comunidades serão atendidas e programas implementados. “Queremos trabalhar com um número maior de eventos e também com a possibilidade dos estagiários conhecerem a realidade de mais de uma comunidade”, explicou o coordenador. O programa de seleção dos estagiários quer incluir nesta fase acadêmicos de todos os cursos da FAGOC, sem excluir os alunos que trabalharam na primeira etapa, que também podem se inscrever.
O PROJETO
O Esporte e Lazer da Cidade iniciou suas atividades em outubro de 2006 e durante este período mais de 13 mil pessoas, em sua maioria crianças e jovens, foram atendidas, em quatro bairros: São Domingos, Pires da Luz, São João e Vila Casal, num investimento de mais de R$ 200 mil (para compra de equipamentos, materiais educativos e pagamento de estagiários), vindos através de um Projeto de Lei proposto pelo então deputado federal Vadinho Baião (PT-MG) ao Ministério dos Esportes. As atividades do Esporte e Lazer da Cidade foram desenvolvidas por 16 alunos-estagiários do curso de Educação Física, alunos-voluntários e integrantes das associações de moradores das comunidades atendidas. “O curso de Educação Física da Fagoc é um diferencial nestas ações, porque proporciona aos alunos uma perspectiva de trabalho”, ressaltou a coordenadora do curso, Lúcia Cruz.
Todas as idades são beneficiadas pelas atividades do programa: hidroginástica, natação, atletismo; handebol; voleibol; futebol; basquetebol; futsal; tênis de mesa; jogos de salão e recreativos; testes básicos de saúde (em parceria com entidades sociais); oficinas de artesanato, alongamento e danças, como Hip Hop, do Ventre, Forró e Axé.
Texto de Léo Mendes – 8° Período de Jornalismo
Agência de Notícias da Fagoc – ANF
anf@fagoc.br
