UNIFAGOC

Quebrando o porquinho

Publicado em 28/07/2016
por Developer Unifagoc

QUEBRANDO

O PORQUINHO

Há quem diga que o dinheiro é a raiz de todos os males. Outros, que tempo é dinheiro.

São muitos os ditados e até simpatiais para conseguir mais. 

O que existe também são muitas formas de gastar dinheiro…

 

TEMPO DE CRISE

A crise econômica tem sido pauta nas principais mídias do país já há algum tempo. Mas, para compreender o atual contexto da economia brasileira, é preciso entender como funciona o ciclo de crise. O professor de Administração Leonardo Parma explica no vídeo a baixo

 

DRIBLANDO A CRISE

Em pesquisa realizada pelo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a oferta e qualidade do emprego diminuiu em 2015 e a quantidade de brasileiros que trabalham por conta própria aumentou. O número passou de 21,3 milhões, em 2014, para 22,2 milhões, em 2015, uma alta de 4,4%.

É o caso da estudante do terceiro período de educação física, Roberta Costa Pacheco (34), que decidiu deixar seu emprego de 10 anos como vendedora em uma concessionária de veículos da cidade para abrir seu próprio empreendimento. “As vendas estavam difíceis; a comissão era pouca e eu vi que eu não queria aquilo pra vida toda. Eu já estava cursando Educação Física, e a minha vontade mesmo era trabalhar em alguma coisa na área”, compartilha.

A ideia surgiu quando ela viu iniciativas parecidas na internet, e resolveu montar seu próprio negócio: o Salada Dipote. “Lancei o cardápio e comecei a divulgar nas redes sociais. Com isso, as vendas começaram e cresceram bem rápido e eu logo quis largar meu trabalho de vendedora pra trabalhar somente com isso”.

Atualmente, Roberta ganha duas vezes mais do que recebia sua antiga profissão. Com negócio indo “de vento em popa”, ela afirma que, para o futuro, seu desejo é abrir um restaurante para a venda dos produtos. Ouça abaixo o seu depoimento…

Romário Machado Ferreira, 22 anos, aluno do quarto período do curso de psicologia,também teve que superar alguns sufucos por conta da crise. “Tive problemas para manter a faculdade e as contas em dia apenas com o meu salário fixo que não supria minhas necessidades”, afirma.

O aluno trabalha atualmente em uma fábrica de berços em Ubá. Ao observar o grande número de descarte de materiais em seu trabalho, enxergou uma oportunidade de conseguir uma renda extra. Com criatividade e iniciativa, propôs ao dono da empresa o desenvolvimento de outros produtos, como casinhas para cachorro, utilizando os resíduos de materiais como, madeira e plástico.

Há cerca de um ano desenvolvendo os produtos, Romário consegue aumentar sua renda em média 25%. Ele conta ainda que o projeto possui também outros benefícios. “Essa iniciativa também inibe a poluição e o desperdício de matéria-prima”. No áudio abaixo, Romário conta sobre a experiência.

PLANEJAR

Saber se programar nesses momentos conturbado da economia pode ser uma alternativa para manter suas finanças sobre controle e não entrar no vermelho. Segundo o professor de Administração Leonardo Parma, “é sempre importante se planejar financeiramente com crise ou sem crise, mas nesses momentos ainda mais . É essencial ter o pé no chão em relação aos gastos, saber o tem e o que realmente precisa". 

Você se planeja financeiramente? Comente abaixo sobre sua organização financeira…