UNIFAGOC

Secretaria Financeira: Fagoc responde a questionamentos de alunos

Publicado em 23/06/2005
por Developer Unifagoc




Sala de atendimento da secretaria financeira da Fagoc.

Reportagem dos estudantes de Jornalismo Bruno Rocha (3º P.), Leonardo Mendes (3º P.), Rafael Gomes Pereira (2º P.) e Rodrigo Gomide (3º P.). Para a aplicação da pesquisa com os alunos, colaboraram os estudantes de Jornalismo Albert de Souza, Lucilene Fernandes, Consolação Schiavon, Cristiane Fontes, Denise Alves e Gabrielle Duarte.

Prazo para atendimentos, atraso de boletos, descontos concedidos e recontratos: estas são algumas das queixas de alunos da Fagoc referentes à sua secretaria financeira. Os estudantes do 2º e 3º períodos de Jornalismo realizaram uma pesquisa com 30 alunos da instituição e apuraram quais as dúvidas mais freqüentes em relação aos procedimentos adotados pelo setor financeiro. Entre as reclamações dos estudantes, a campeã foi quanto à demora no atendimento e soluções para os problemas de casos especiais como, por exemplo, recontrato e descontos concedidos.


De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Fagoc, Clecio Giorni, questões como estas são comuns em qualquer empresa, principalmente as prestadoras de serviço. Para ele, é importante que o aluno entenda que é preciso estabelecer prazos, já que a demanda é grande e todo cuidado é pouco, em se tratando de questões financeiras.


Quanto à não aceitação de pagamentos na Faculdade, o diretor explicou que pagar no banco é uma medida de segurança. “Recebíamos aqui e ficávamos com muito dinheiro na instituição. Por precaução, decidimos regularizar a coisa para evitar problemas maiores no futuro”, justificou e disse que para alunos em atraso, o recebimento era feito na Faculdade, mas para não beneficiar apenas uma minoria, “decidimos não abrir mais exceção”.


Uma das justificativas dos alunos para efetuar o pagamento na faculdade é o atraso na entrega dos boletos. De acordo com o estudante do 3º período de Administração, Thiago Lanes, a entrega não é uniforme e isso causa constrangimentos. Clecio rebate a afirmação e disse garantir que os boletos chegam para o aluno entre dez a cinco dias antes do vencimento. “O que pode ocorrer é o endereço estar desatualizado e o boleto acaba voltando para a faculdade”, disse ele, ressaltando que o aluno precisa ficar atento: “caso não chegue três dias antes do vencimento, procure a secretaria financeira para saber o porquê e evitar a cobrança de juros”. Para ele, o pagamento na agência bancária é mais eficiente, já que a confirmação para a Fagoc é imediata.


PRAZO – Outro problema questionado pelos estudantes são os prazos para a entrega de documentos e atendimento das solicitações. Para esta questão, o diretor administrativo-financeiro respondeu que a secretaria trabalha com prazos de, no mínimo, três dias para atender às solicitações dos alunos e que precisam ser respeitados.


“Se for um problema generalizado a resposta virá de imediato, com certeza, mas há situações muito individuais, como recontratos, descontos especiais, monitores, Prouni e outros que não estão nas mãos dos atendentes a solução, por isso precisamos deste prazo”, justificou Clecio Giorni dizendo acreditar que a quantidade de funcionários – três – é suficiente para o bom atendimento da secretaria.


“O volume de serviços só é grande durante os processos seletivos, fora isso é normal, três funcionários são suficientes para o atendimento financeiro. Há prazos, e isso não significa que eles não estão dando conta de atender”, afirmou.

Soluções por e-mail

Para facilitar o atendimento ao estudante, a Secretaria Financeira da Fagoc colocou à disposição dos alunos um atendimento on-line: através do e-mail financeiro@fagoc.br, as dúvidas poderão ser enviadas e respondidas aos alunos. Outra opção é enviar os dados um dia antes por e-mail e ter o retorno pessoalmente na secretaria, facilitando o processo.

Renovação de matrícula para o 2º semestre

A instituição estabeleceu os prazos para a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2005: será até o dia 22 de julho. Contudo, aqueles que preferirem pagar o valor da renovação de matrícula com desconto têm até o dia 30 de junho.

De 13 a 15 de julho, serão elaborados pelas coordenadorias de curso da Fagoc os plano de estudos dos alunos em regime de “grade especial”. As aulas do 2º semestre letivo de 2005 começam no dia 1º de agosto.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da FAGOC – anf@fagoc.br