UNIFAGOC

Setor têxtil ubaense é tema de pesquisa

Publicado em 01/11/2004
por Developer Unifagoc


Diagnosticar e analisar a competitividade do setor têxtil ubaense frente aos demais pólos de Minas Gerais e do país. Esses são os objetivos de uma pesquisa que está sendo realizada pela Faculdade Ubaense Ozanam Coelho. O trabalho é coordenado pelo professor e economista, Paulo Roberto Veloso, e conta com a participação da bolsista de iniciação científica, Josiane Aparecida de Souza.


Segundo o professor, a iniciativa surgiu de uma averiguação preliminar sobre o setor têxtil em Ubá, quando se percebeu um potencial de crescimento. A pesquisa será desenvolvida com recursos da Faculdade. “Esta é uma forma de inserir a instituição, de forma mais efetiva, na comunidade ubaense e, assim, contribuir para o processo de desenvolvimento de Ubá”. O trabalho de campo será realizado por meio de aplicação de questionários e entrevistas junto aos empresários do setor a ser estudado.
A pesquisa está em fase de revisão de literatura, elaboração de questionários e entrevistas a serem aplicadas. Paulo Veloso afirma que “esse diagnóstico possibilitará detectar possíveis entraves ao crescimento do setor, e, ao mesmo tempo, permitirá sugerir medidas corretivas”. Os resultados dos trabalhos serão publicados em jornais de circulação regional e em artigo científico para revista de circulação nacional.