UNIFAGOC
Sociedade Ubaense de Congados Nossa Senhora do Rosário faz apresentação na Fagoc
Publicado em 20/08/2009
por Developer Unifagoc
Na última quarta-feira (19), o campus da Fagoc foi palco de uma parte significativa da cultura da cidade com uma apresentação da Sociedade Ubaense de Congados Nossa Senhora do Rosário. Muito animados e bem ornamentados, os integrantes trouxeram para a Fagoc uma tradição que atravessa gerações.
O motivo da ilustre visita foi a exposição “A arte negra que desfila: magia e encantos do congado”, produzida pelo Sociólogo e Professor da Fagoc Cosme Elias, em que retrata através de trinta e oito fotografias a história e a tradição dessa manifestação cultural.
Admirados, os alunos acompanharam atentamente os movimentos comandados por “Seu Zinho”, o Rei do Congado Ubaense, que ficou emocionado com a recepção dos alunos. “Nós temos muito que agradecer, poder se apresentar aqui pra essa moçada bonita. O congado só tem a ganhar com esse apoio da Fagoc”, comemorou Seu Zinho.
Satisfeito também estava o Presidente da Sociedade Sebastião Valoz, que há trinta anos exerce a função, tendo a recebido de seu pai. Segundo “Seu Valoz”, como é conhecido, o panorama cultural tem mudado na cidade apesar de alguns contratempos e muita luta. “Meu pai também foi presidente do Congado e com a morte dele o ofício me foi passado. De lá para cá foram muitas lutas e dificuldades para manter viva essa cultura”, lembrou. “Antigamente no dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, quando saíamos em desfile todos paravam para assistir. Hoje só podemos desfilar no domingo seguinte à data para não interferirmos no comércio. Mas o bom é que está mudando, nós vemos muito mais jovens interessados em ver nossa festa, a juventude dá essa satisfação para a gente, assim como aconteceu aqui hoje. O sentimento é de satisfação”.
Após a apresentação os membros do Congado foram até a Biblioteca Antonio Olinto, onde, pela primeira vez, visitaram a exposição de fotografias, acompanhados pelo autor da obra. Todos os integrantes ficaram impressionados e visivelmente emocionados com o trabalho.
O Diretor Geral da Fagoc Marcelo Andrade, afirmou que é um prazer receber a Sociedade e suas manifestações, principalmente quando se trata de algo tão especial. “Para nós é uma honra, porque participamos efetiva e ativamente da sociedade promovendo o desenvolvimento socioeconômico e cultural da nossa região. A cultura nos humaniza”, concluiu o Diretor.
Os interessados em conhecer a exposição “A arte negra que desfila: magia e encantos do congado” podem visitá-la de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h30, e aos sábados, das 13h às 16h, na Biblioteca Antônio Olinto.



