UNIFAGOC

Tecnologia da Informação é uma das áreas que mais crescem no país

Publicado em 19/10/2016
por Developer Unifagoc

Na contramão da crise e do crescente número do desemprego, o setor de Tecnologia da Informação apresenta números positivos comparado ao atual contexto do país. Hoje no Brasil, esse mercado emprega 1,3 milhão de pessoas e, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado. Confira a reportagem…

O curso de Ciência da Computação forma profissionais para atuar no desenvolvimento científico e tecnológico da computação, com foco em atender às crescentes demandas da sociedade do conhecimento. Em um contexto de rápida transformação tecnológica e social, torna-se cada vez mais necessária a oferta de soluções de software e hardware, gestão de sistemas de informação, novas mídias de comunicação, projetos de sistemas, programação de jogos, sistemas de segurança, sistemas móveis, aplicações Web…
 
O profissional formado em Ciência da Computação atua basicamente na elaboração de programas de informática, além disso, o graduando pode trabalhar como:

EMPREENDER

O número de pessoas que se aventuram em busca de seus ideais é grande no Brasil, e o país está sempre em lugar de destaque quando se fala em empreendedorismo. Na área da Tecnologia da Informação a realidade não é diferente.

Fundadores da empresa Certa Soluções, os ex-alunos da Fagoc Marcos Abreu e Rafael Bousada tiveram a ideia de iniciar o negócio ainda durante a faculdade. Mesmo em tempos de crise, os jovens empreendedores afirmam que desde o começo a empresa adotou a postura de não trabalhar com o derrotismo para conseguirem levar a empresa sem riscos.

Confira, no vídeo, o depoimento dos dois amigos sobre a empresa…

A história da Elaine Urgal foi um pouco diferente. Proprietária da Sommar Soluções, empresa da área de informática em parceria com o marido, Elaine viu no curso de Ciência da Computação a oportunidade de alavancar ainda mais o empreendimento que começou na cidade de Guidoval e, mais tarde, veio para Ubá. “Fazer a graduação ajudou a aumentar a credibilidade da empresa”, afirma Elaine que, em 2007, ingressou no curso de Ciência da Computação da Fagoc. Confira o depoimento…

FACULDADE E EMPREGO

“O perfil do nosso aluno no curso de Ciência da Computação é o estudante que trabalha”, é o que afirma o coordenador da graduação, Sergio Stempliuc. De acordo com ele, cerca de 90% dos alunos conciliam o trabalho com as atividades da faculdade.

Sergio explica ainda que é comum encontrar estudantes que ainda no decorrer do curso conseguem uma oportunidade de trabalhar na área. Esse é o caso de Marlysson de Souza Marcelino, que estuda no 6º período. Ele atua como Analista de Suporte na Data C, onde trabalha há mais de um ano. “Ter um trabalho na área dá um estímulo para continuar o curso”, afirma.

Marlysson explica que entre as vantagens de trabalhar e estudar está poder alinhar o estudo e a prática profissional. “Durante o quarto e quinto período estudei matérias mais tecnológicas e essas disciplinas me ajudam no meu serviço”, conta.

Assista ao depoimento de Marlysson…

ÁREA ACADÊMICA

Quem pensa que Ciência da Computação é somente códigos, algoritmos e cálculos está muito enganado. A pesquisa acadêmica também é uma opção para quem escolhe essa área. Segundo o professor Joas Baía, “a pesquisa acadêmica na área de tecnologia da informação é de extrema importância. É através dela que o campo evolui e surgem novas técnicas e métodos para atender as necessidades da sociedade”.  

Essa área foi a escolhida por Fellipe Moreira Faêda e Jacimar Fernandes Tavares, ambos foram alunos da Fagoc e se tornaram professores.

Fellipe se graduou em Bacharelado em Ciência da Computação pela Fagoc, no ano de 2012, especialização em Gerência de Projetos em Engenharia de Software também pela faculdade, Mestrado em Ciências da Computação UFV (2015)  e conta ainda com uma linha de pesquisa em Algoritmos e Pesquisa Operacional.

“Sempre fui dedicado aos estudos e o meio acadêmico sempre me encantou. Também tive a oportunidade de ter excelentes professores e veio daí a inspiração para seguir na área acadêmica. Ser professor e poder contribuir para a realização de um sonho é extremamente gratificante”, conta.

Jacimar formou-se em 2010 na Fagoc no curso de Ciências da Computação, e se pós-graduou em Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação. Ele também é Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Desenvolve projetos de pesquisa em Manutenção de Software, Evolução de Software, Colaboração de Software e Visualização de Software. Além de professor, trabalha como Analista de Sistemas. Para ele é importante levar a realidade do mercado de trabalho para as salas de aula.

“Optei por atuar nessas duas frentes porque considero importante compartilhar com o aluno, nas aulas, o que vivencio no dia a dia como profissional da área. Ao conciliar o que a literatura aborda com o que é de fato aplicado pelas empresas. Assim, o aluno se forma tendo noção do que encontrará no mercado de trabalho”.