UNIFAGOC
Teste de Progresso Institucional 2025-2 do UNIFAGOC será aplicado no dia 02 de outubro
Publicado em 12/09/2025
por Aline Ceolin
Avaliação formativa obrigatória busca diagnosticar o aprendizado dos estudantes e aprimorar a qualidade dos cursos de graduação.
O UNIFAGOC realiza, no dia 02 de outubro, a aplicação do Teste de Progresso Institucional (TPI) para todos os estudantes dos cursos de graduação, exceto Medicina, que fará em outro momento. A avaliação acontece das 19h às 22h, nas salas de aula dos respectivos cursos.
O TPI é ferramenta formativa e obrigatória que visa acompanhar o desenvolvimento dos estudantes ao longo da graduação, promovendo autoavaliação contínua e gerando indicadores importantes sobre o processo de ensino-aprendizagem. Ao ser aplicado semestralmente, permite identificar o progresso individual dos discentes, além de fornecer subsídios para o aprimoramento dos cursos ofertados pelo UNIFAGOC.
COMO FUNCIONA O TPI?
A avaliação em geral é composta por 40 questões de múltipla escolha, distribuídas em Eixos Temáticos, definidos de acordo com cada curso e seu Núcleo Docente Estruturante (NDE), e terá o valor de cinco pontos em cada disciplina que o aluno estiver cursando no semestre.
Os estudantes serão agrupados conforme o percentual de integralização do curso (1º, 2º, … até o 10º período), e a nota será atribuída com base no desempenho dentro de cada grupo.
BENEFÍCIOS PARA ESTUDANTES E CURSOS
O TPI é oportunidade valiosa tanto para os estudantes quanto para os cursos de graduação. Confira os principais benefícios:
Para os estudantes:
- Autoavaliação do aprendizado;
- Identificação de áreas que precisam de reforço;
- Orientação para estudos mais estratégicos e direcionados.
Para os cursos:
- Avaliação contínua do Projeto Pedagógico;
- Diagnóstico de pontos fortes e fragilidades no ensino;
- Implementação de ações de melhoria com base em dados concretos.
A Comissão Permanente de Desempenho Acadêmico (COPADE), que está organizando o TPI junto aos cursos, estará disponível para orientar os diretores e professores ao longo de todo o processo de aplicação e análise do TPI.
A Comissão tem como objetivo criar métodos, avaliações, discutir com os diretores e avaliar o desempenho dos alunos para propor melhorias no processo acadêmico e de avaliação.