UNIFAGOC

Trabalho do Cientista da Computação está espalhado por toda parte

Publicado em 04/07/2007
por Developer Unifagoc

O trabalho deles está por toda parte: em casa, na escola, no trabalho, nos bancos, nos locais públicos, enfim, por todo lado. São eles os responsáveis por desenvolver e manter boa parte da tecnologia a que temos acesso, mas quase ninguém se dá conta disso.

O objetivo dos cursos de Ciências da Computação é formar profissionais capacitados para atuar desde a concepção de um algoritmo (como uma receita de bolo para resolver um problema de informática) até a criação e administração de um software. De forma mais simples, o cientista da computação é um criador de softwares.

Ao lado do engenheiro da computação e do bacharel em sistemas de informação ou análise de sistemas, o cientista da computação promove a migração de métodos manuais de trabalho para a informatização e a automação. Como a formação é bastante ampla, as áreas de atuação são muito variadas. O cientista da computação pode trabalhar com tecnologia agrícola, jogos eletrônicos, tecnologia para celulares, equipamentos eletrônicos e bancos de dados, entre outras áreas.

Recém-formados precisam ficar de olho nas novas tecnologias. Estágios durante a faculdade ajudam na inserção no mercado. Especialistas na área de Ciências da Computação são unânimes ao afirmar que o mercado de trabalho para o profissional de informática estará sempre em expansão e com vagas a serem ofertadas.

fonte: www.globo.com/G1