UNIFAGOC
Ubá perde um de seus ilustres filhos
Publicado em 12/09/2009
por Developer Unifagoc
É com muito pesar que a Fagoc informa o falecimento de um dos mais ilustres filhos de Ubá. O escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, professor, jornalista, Adido Cultural, conferencista, apresentador, crítico literário, administrador de bibliotecas e apaixonado por sua terra natal, Antônio Olinto Marques da Rocha, faleceu na madrugada deste sábado (12) em sua residência, por volta das 4h30. A causa da morte foi a falência múltipla dos órgãos.
Antônio Olinto foi velado durante todo o dia no Petit Trianon e sepultado às 16h42 no Mausoléu da Academia no cemitério São João Batista (RJ). Ele ocupa o mesmo túmulo onde sua esposa, a escritora Zora Seljan, foi sepultada há três anos.
O Presidente da ABL, Cícero Sandroni declarou luto oficial por três dias e lamentou a morte daquele que, por exatos 12 anos, completos também neste sábado, ocupou a cadeira de número 8 da Academia.
Recentemente, a Professora Cláudia Condé, lançou o livro “São Eu, Estas Coisas” onde, em 176 páginas divididas em nove capítulos, conta com maestria a vida de Antônio Olinto que completou no último dia 10 de maio 90 anos de idade.
A Biblioteca da Fagoc recebe seu nome como uma forma de homenagear este escritor que sempre fez questão de divulgar e enaltecer a cultura de nosso país.
Homem de palavras certas, Antonio Olinto tão bem mencionou a imortalidade em seu discurso de posse na ABL:
“Tudo cura o tempo,
Tudo faz esquecer,
Tudo gasta, tudo digere, tudo acaba.
Sabemos, no entanto, que a memória vence o tempo.
A memória é o antitempo,
O remédio para as fissuras do tempo,
Só na memória palpita uma possível imortalidade”
O nosso adeus e a saudade!
Foto: Richam Samir/Acervo Academia Brasileira de Letras/Divulgação
