UNIFAGOC
UNIFAGOC contribui com estrutura da nova Pediatria 24h e reforça compromisso com a saúde em Ubá
Publicado em 08/07/2025
por Stéfany Peron
Com apoio do UNIFAGOC, que contribuiu com a estruturação e doação de equipamentos, foi inaugurada no dia 3 de julho a nova unidade de Pediatria 24 horas de Ubá, instalada no Hospital São Vicente de Paulo. O evento foi parte das comemorações pelos 168 anos do município, representa um importante avanço no atendimento de urgência e emergência infantil.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o prefeito José Damato, o vice-prefeito Cabo Rominho, o secretário municipal de Saúde, Paulo Vitor da Costa, e o secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Dr. Fábio Baccheretti Vitor. Representando o UNIFAGOC, estiveram presentes o reitor Dr. Ricardo Couto e o vice-reitor Dr. Leonardo Couto, que receberam uma placa de agradecimento pela parceria.
Durante os discursos, prefeito e vice fizeram questão de destacar a importância do apoio do UNIFAGOC para tornar realidade o funcionamento da unidade.
“Para estruturar a pediatria, nós precisávamos de parceiros, e nós buscamos o UNIFAGOC, que é uma faculdade de excelência não só em Ubá, mas no Brasil todo, que tiveram toda a disponibilidade para ajudar”, afirmou Damato.
No evento, o reitor do UNIFAGOC, Dr. Ricardo Couto, ressaltou que o negócio da instituição é investir na educação e contribuir para o desenvolvimento do município e da região.
“Nós temos várias atuações, e isso é fundamental. Foi isso que fez com que hoje a nossa instituição seja a primeira de Minas Gerais, a melhor Medicina do estado e a quinta melhor do país. Eu acho que nós teremos grandes resultados para a população”, comentou o reitor.
O vice-reitor Dr. Leonardo Couto também comentou sobre o reconhecimento nacional da instituição e reforçou que parcerias como essa, em prol da população, fazem parte da missão social do Centro Universitário.
“Ser a 5ª melhor Medicina do Brasil e a melhor de Minas Gerais é uma parte importante do nosso legado. Mas o legado mais importante é o que a gente traz de desenvolvimento para o social da nossa cidade. Essa parceria já existe em outras prefeituras, existe de forma muito forte no Hospital Santa Isabel, no Núcleo regional de Voluntários de combate ao câncer de Ubá. Mas hoje damos mais um passo no atendimento humanizado, que vai fazer a diferença na vida social de todos”, explicou o vice-reitor.
Já o secretário estadual de Saúde, Dr. Fábio Baccheretti Vitor, ressaltou a relevância da integração entre assistência e ensino.
“O pronto-atendimento é fundamental para que a gente atenda especialmente doenças respiratórias nessas épocas estacionais. Isso é fundamental estar associado à faculdade, porque a gente tem que pensar em assistência, mas também tem que pensar em formação. Então ter aqui o Centro Universitário, os cursos da área da saúde acompanhando, capacitando no atendimento pediátrico é fundamental para a formação dos novos profissionais que logo estarão conosco”, destacou o Secretário.