UNIFAGOC

UNIFAGOC promove treinamento sobre assédio no ambiente de trabalho

Publicado em 11/08/2026
por Aline Ceolin
Capacitação foi realizada em quatro encontros e abordou prevenção, identificação e enfrentamento de situações de assédio moral e sexual.

 

O UNIFAGOC promoveu, ao longo dos meses de junho, julho e agosto, o treinamentoAssédio no Ambiente de Trabalho”, iniciativa voltada à conscientização e à preparação dos colaboradores para a prevenção, identificação e enfrentamento de situações de assédio moral e sexual no ambiente profissional.

 

Ministrada por Glaucimar Medeiros, da Segmais, a capacitação foi realizada em quatro encontros, contemplando diferentes públicos da Instituição: gestores administrativos, colaboradores, diretores e professores de curso e colaboradores da Clínica Escola.

 

A programação teve início em 25 de junho, com os gestores administrativos. Em 16 de julho, o treinamento foi direcionado aos colaboradores do UNIFAGOC. Já em 3 de agosto, participaram diretores e professores de curso. O último encontro ocorreu em 6 de agosto, com os colaboradores da Clínica Escola.

 

TEMAS ABORDADOS

 

Durante os encontros, foram trabalhados temas relacionados à prevenção e ao enfrentamento do assédio no ambiente profissional, incluindo a Lei nº 14.457/2022, riscos psicossociais, assédio moral, bullying, cyberbullying, assédio sexual, assimetria de poder e sinais de alerta.

 

A capacitação também abordou a importância dos canais de denúncia, orientando os participantes sobre a necessidade de reconhecer situações inadequadas e saber como agir e onde buscar apoio diante desses casos.

 

Segundo Larissa Dellangelica, do setor de Recursos Humanos do UNIFAGOC, a iniciativa surgiu da necessidade de ampliar o diálogo e a conscientização sobre o tema entre os diferentes públicos da Instituição.

 

A iniciativa para realizar o treinamento sobre Assédio no Ambiente de Trabalho surgiu da importância de conversar com os colaboradores sobre um tema que está diretamente ligado à construção de um ambiente de trabalho mais seguro, respeitoso e saudável para todos”, comenta Larissa.

 

INFORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

 

Ao longo dos encontros, a capacitação buscou oferecer informações para que os participantes pudessem compreender melhor as diferentes formas de assédio, reconhecer sinais de alerta e conhecer os caminhos disponíveis para buscar ajuda e realizar denúncias.

 

Para Larissa, levar esse conhecimento aos colaboradores contribui diretamente para o fortalecimento de cultura institucional pautada pelo respeito e pela segurança.

 

Mais do que um treinamento, essa iniciativa representa oportunidade de informar, conscientizar e reforçar o compromisso do UNIFAGOC com o respeito, a segurança e o bem-estar de seus colaboradores”, afirma.

 

 

A realização dos encontros também permitiu que o tema fosse trabalhado de forma ampla, envolvendo profissionais com diferentes funções e responsabilidades dentro da Instituição.

 

Acreditamos que, quanto mais informação as pessoas tiverem sobre o assunto, mais preparadas estarão para reconhecer situações de assédio, buscar ajuda e contribuir para um ambiente de trabalho cada vez melhor”, conclui Larissa.

 

Com a iniciativa, o UNIFAGOC reforça a importância da informação e da conscientização na construção de relações profissionais baseadas no respeito, na ética e na valorização das pessoas.