UNIFAGOC

Veja como melhorar suas apresentações em seminários

Publicado em 01/03/2012
por Developer Unifagoc

Não é todo mundo que nasce com o dom da oratória. Isso faz com que apresentações de seminários, monografias e até mesmo algumas aulas sejam muito cansativas para quem está ouvindo. Mas, não ter esse dom não significa que as apresentações precisem ser monótonas. Há dicas importantíssimas que podem ajudar, e muito, nesse processo de construção.

Confira algumas dessas dicas que, certamente, irão te ajudar a fazer uma apresentação muito mais convincente, interessante e competente:

1 – Construa uma história
Prefira sempre contar uma história ao invés de apenas jogar informações aos seus ouvintes. Use ilustrações, exemplifique, demonstre aquilo que você realmente deseja transmitir. Que tal usar alguém da plateia como um personagem? Além de informar, você também estará segurando a atenção do seu público.

2 – Seja relevante e mantenha a relevância
As pessoas tendem a prestar atenção somente em informações que sejam imediatamente relevantes. Desenvolva tópicos relevantes pensando sempre na informação que você pretende passar ou até mesmo no produto que pretende vender.

3 – Seja breve em suas introduções
Nada de blábláblá desnecessário. Você não precisa contar toda a sua história, como chegou até ali ou coisas do tipo. Seja breve e diga o que as pessoas realmente precisam saber sobre você, seu artigo, seminário, trabalho etc.

4 – Cause impacto já na primeira revelação

Diferentemente dos filmes e novelas que deixam os dados mais chocantes para o final, você tem que abrir o seu discurso com dados que realmente desperte as pessoas. Se for um dado inédito, melhor ainda!

5 – Mantenha a calma. Assim seu discurso será breve e enxuto
Quando estamos sob situação de estresse temos a tendência de falar muito mais do que o que planejamos. Por isso, mantenha a calma. Tente reduzir pela metade o tempo de sua apresentação para que você tenha tempo também de interagir, conversar e até mesmo adquirir novas fontes de informação que poderão fazer a diferença no futuro.

6 – Não generalize 
Procure usar sempre fatos que possam ser verificados e que reforcem o seu argumento. Faça uso de informações relevantes e interessantes.

7 – Fique atento à estética do seu trabalho
Use sempre plano de fundo simples, sem inovações que possam atrapalhar ou confundir a sua audiência; use fontes legíveis dando prioridade a tamanhos grandes e fontes simples. Evite o negrito, itálico ou usar tudo em letras maiúsculas; use somente os efeitos que forem necessários. Afinal, o objetivo é que as pessoas lembrem-se da sua informação e não dos efeitos que você utilizou.

8 – Cheque todo o equipamento com antecedência
Verifique se os drives estão todos funcionando, se a versão do seu arquivo é compatível à versão do aparelho disponibilizado. Confira cabos, tomadas, fios. Ou seja, absolutamente tudo o que possa interferir no sucesso da sua apresentação. A última coisa que você quer é ser pego de surpresa e descobrir que o aparelho que você precisa não irá atendê-lo.