UNIFAGOC

VI Semana da Computação da Fagoc: na abertura, presença de representante do MCT

Publicado em 28/09/2005
por Developer Unifagoc

Com a presença de aproximadamente 100 pessoas, dentre estudantes e professores de Ciência da Computação e funcionários de empresas de informática de Ubá, teve inicio ontem, 27 de setembro, a VI Semana da Computação da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho, que vai até o dia 1º de outubro, seguindo a programação que está no site www.fagoc.br/semanacomp.



Para a abertura do evento, estiveram presentes o representante da Secretaria de Políticas de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Marcelo André de Barros, a representante da Frente Parlamentar Mista do Software Livre e organizadora do Congresso Internacional de Software Livre, Imaculada Lemos, e o diretor da Pró-Linux Soluções de Ubá, Elias Ricardo. A Pró-Linux, segundo informou Elias, é a primeira empresa de Linux da cidade e hoje atende a duas empresas do setor moveleiro local. “Levar segurança e economia ao cliente é o objetivo da nossa empresa”, explicou.

Atuando no Congresso Nacional, Imaculada Lemos faz parte de um “loby democrático em prol das liberdades criativas que o software livre permite”, como ela mesma definiu seu trabalho. “Nosso objetivo é fortalecer os pequenos desenvolvedores, programadores, buscando financiamento dos projetos através do BNDES e de outros organismos, para promover a inclusão digital”, afirmou Imaculada. “A força motriz do software livre é a meritocracia. Cada um que desenvolve uma seqüência de código passa a ter uma liderança. A força do software livre está na comunidade”, concluiu Imaculada, que representa o Brasil na “Sociedade da Informação” da Organização das Nações Unidas (ONU).

Oportunamente, o diretor geral da Fagoc, Marcelo de Oliveira Andrade, informou aos convidados da noite sobre o projeto de Inclusão Digital que a Fagoc desenvolve há três anos, utilizando os próprios laboratórios de informática e com o trabalho voluntário de estudantes de Ciência da Computação. Surpresa, Imaculada afirmou que, além da Fagoc, no Brasil, só tem informação de que a UFMG abre seus laboratórios para a comunidade aprender informática gratuitamente.

Marcelo de Barros, que também esteve na Fagoc em 2004 para uma palestra, apresentou os projetos que vêm sendo desenvolvidos na secretaria onde trabalha, no MTC. Informática e microeletrônica são as duas áreas de investimento atual, segundo informou. “O governo federal, através da secretaria a que pertenço, tomou o código aberto como uma bandeira”, afirmou Marcelo, se mostrando favorável à troca de conhecimentos que se dá com a criação e disseminação de softwares livres.

Em Ubá, a Fagoc é uma incentivadora do software livre. Com a orientação do coordenador do curso de Ciência da Computação da Fagoc, Luciano Eugênio de Castro Barbosa (foto ao lado), dois estudantes (Felipe Siervi Mendonça e Renato Reis Franco) fundaram a Comunix (www.fagoc.br/linux), uma comunidade de aprendizado e divulgação do software livre.

Alunos apresentam seus projetos de pesquisa

No primeiro dia da Semana da Computação, o estudante do 8º período de Computação da Fagoc, Felipe Siervi Mendonça e a professora Drucilla do Bem Oliveira, representando seu aluno Graziane Hermano, fizeram palestras sobre “XML Server como SGBD-OO” e “Reconhecimento digital de placas de veículos automotores”, respectivamente. Os temas estão sendo explorados pelos alunos em seus trabalhos de conclusão de curso.

Confira, na próxima semana, a cobertura fotográfica completa do evento, no site da ANF.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.