UNIFAGOC

VI Semana da Computação da Fagoc: no último dia, palestras tratam das pesquisas em computação

Publicado em 04/10/2005
por Developer Unifagoc

As pesquisas científicas na área de Computação estiveram na pauta da discussão trazida pelo palestrante Luís César da Costa, no dia 30, sexta, pela manhã, com os participantes da VI Semana da Computação da Fagoc. Ele é membro do corpo técnico-científico da “Coordenação de Ciência da Computação” (CCC) do “Laboratório Nacional de Computação Científica” (LNCC – www.lncc.br). Sua palestra abordou o tema central da Semana, “Software proprietário X Software Livre”.

O LNCC fica em Petrópolis, RJ. Foi criado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em 1980. Atua, principalmente, nas áreas da matemática aplicada e computacional, mecânica computacional (sólidos e fluidos) e teoria de sistemas e controle. O CCC realiza, dentre outras pesquisas, montagem de um “cluster de PC’s” (agrupamento de computadores em rede), com Sistema Linux.

Também na manhã do dia 30, aconteceram as apresentações dos trabalhos dos estudantes do 8º período de Ciência da Computação. A aluna Gilmara Costa Martins falou sobre o “Mapeamento de IP e comunicação de micros na rede”. Já o aluno Guilherme de Souza Rodrigues apresentou seu trabalho com o tema “Sistema de partida e iniciação de um terminal remoto via linha telefônica”.

À noite, José Vecchi, gerente de informática do Instituto UFV da Seguridade Social (AGROS – www.agros.org.br), abordou, em sua palestra, o tema “software proprietário x software livre no AGROS”.

Depois do intervalo, foi a vez do analista de sistemas do Grupo Apolo, Tiago Aparecido Teixeira, falar sobre “barreiras à assimilação do software livre pela indústria moveleira”. Tiago apontou as dificuldades enfrentadas pelas empresas para aderirem ao software livre. O palestrante é ex-aluno da Fagoc e autor de um trabalho sobre o assunto, publicado no 1º Congresso Internacional do Software Livre (CONISLI).


Após as atividades, o coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Barbosa (com o microfone), compôs a mesa, juntamente com o professor do curso, Waldir Trevissano (à esquerda do coordenador), os ex-alunos da Fagoc, Tiago Aparecido Teixeira (à esquerda) e Flávio Gonzaga (à direita).

No encerramento, Luciano destacou: “Discutimos durante uma semana sobre os softwares proprietários X softwares livres. Agora é hora de vocês examinarem e escolherem quais apresentam melhores vantagens. Espero que todos tenham gostado da semana acadêmica, realizada para aprimorar nossos conhecimentos”.

Ex-aluno participa e conta sua trajetória profissional


O ex-aluno de Ciência da Computação Flávio Gonzaga, que se formou em Janeiro deste ano, participou da VI Semana da Computação e aproveitou para contar sua trajetória profissional depois do diploma nas mãos.

Flávio está fazendo mestrado no IME (Instituto Militar de Engenharia), na área computação, ênfase em redes de computadores. Foi um dos 15 alunos que conseguiu uma bolsa, entre os 42 candidatos. Foi classificado em quarto lugar na lista de contemplados, sendo o primeiro da seleção de formação em faculdade particular.

Quando era estudante da Fagoc, Flávio ganhou uma placa de homenagem por excelente desempenho acadêmico. Na instituição, fez um projeto de iniciação cientifica, orientado pelo professor Luciano Barbosa, que resultou em um trabalho publicado no 4º CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Cientifica.

Para Flávio, sua formação na Fagoc foi decisiva no processo de seleção. “A Fagoc contribuiu muito para que eu ganhasse a bolsa. Consegui, porque dentro da faculdade participei de vários congressos, fiz iniciação cientifica e isso conta muito. É muito importante para uma faculdade de ensino superior, como a Fagoc, dar suporte para que o acadêmico tenha espaço para desenvolver essas pesquisas, é por isso que hoje tenho minha bolsa”, ressaltou Flávio.

Segundo ele, seu futuro é seguir estudando. “Vou continuar estudando muito, mesmo porque como bolsista tenho que atingir uma nota muito boa. Quero em 2006 defender minha tese e sair como o título de mestre, mas com certeza quero participar de tudo que a Fagoc realizar, porque minhas raízes estão aqui”, finalizou o ex-aluno de Ciência da Computação.

Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.