UNIFAGOC
VI Semana da Computação da Fagoc: palestrantes mostram as vantagens dos softwares livres e dos softwares proprietários
Publicado em 03/10/2005
por Developer Unifagoc

“Obtendo o sustento financeiro com software livre” foi o tema da palestra que Carlos de Castro Goulart, do departamento de informática da Universidade Federal de Viçosa (UFV) ministrou na noite de 28 de setembro, quarta, no 2º dia da Semana da Computação.
Carlos citou que se pode ganhar retorno financeiro utilizando o código fonte para vender. Citou ainda que os alunos podem trabalhar em consultorias e treinamento de software. “Para vocês, estudantes, há uma área muito vasta de trabalho em software livre. Para as empresas hoje existe muito mais lucratividade ao trabalhar com software livre, por isso, estão cada vez mais mudando para novos softwares, com grande diminuição de custos, porque pagam apenas pela migração do sistema e treinamento dos funcionários”, ressaltou Carlos.

Antes, pela manhã, o palestrante foi José dos Santos, que mostrou o outro lado do debate, apresentando casos de sucesso com softwares proprietários. Ele é diretor da Brazip Tecnologia, empresa sediada em Juiz de Fora, que desenvolve soluções tecnológicas para grandes empresas e instituições do país, como o Banco do Brasil, a Petrobrás, a Embraer, a Radiobrás, dentre outras, de uma lista de mais de oitenta nomes, citados no site www.brazip.com.br.
Um dos principais softwares desenvolvidos pela Brazip é um compactador de arquivos que leva o mesmo nome da empresa e que foi escolhido pela revista InfoExame de maio de 2004 como o melhor disponível no mercado, ganhando até mesmo de seu concorrente norte-americano, o WinZip. Até 2003, foram vendidas mais de 250 mil cópias do software, bem avaliado por sua eficiência e preço (custa R$19,90, enquanto o WinZip custa U$29,00).
Outra solução criada pela empresa de José dos Santos é o Brazip Help Desk, uma ferramenta que substitui o e-mail como forma de comunicação das empresas com seus públicos internos e externos, sem spams (mensagens indesejadas) e com maior segurança e rapidez.
Depois de divulgar seus produtos, o palestrante José dos Santos fez uma doação de 60 licenças do Brasip Compactador de Arquivos para os laboratórios de informática da Fagoc. Além disso, autografou a revista Info Exame de abril de 2002, da biblioteca da Fagoc, que trouxe uma reportagem sobre a Brazip.
Ainda na quarta-feira, a palestra de Marcio Luciani, especialista de soluções do developers Platform, não aconteceu e foi substituída por uma conversa com a comunidade Comunix (www.fagoc.br/linux), criada pelo coordenador e estudantes de Ciência da Computação. Segundo o coordenador Luciano, o palestrante Marcio Luciani não conseguiu embarcar de São Paulo devido ao mau tempo.

A conversa teve também a participação da representante da Frente Parlamentar Mista do Software Livre e organizadora do Congresso Internacional de Software Livre, Imaculada Lemos, que já havia falado com os estudantes na abertura da Semana. Imaculada dirigiu a conversa com integrantes da Comunix. Para ela, a comunidade Linux da Fagoc tem seu objetivo definido. “A comunidade visa ganhar e repassar conhecimento com o intuito de expandir cada vez mais a idéia de software livre. Conscientizar empresários e pessoas físicas que o Linux tem suas vantagens e que é um produto de qualidade”.
Na oportunidade, ela comentou sobre pessoas envolvidas em projetos de inclusão digital para deficientes auditivos. “Tem gente trabalhando em programação de sites e desenvolvendo portais de internet voltados para os surdos. Há alguns programas no mercado em que, através de uma web-cam, que capta imagens, é possível traduzir os sinais feitos com as mãos pelos surdos-mudos em linguagem escrita formal. É uma área muito pouco explorada e com grandes chances de gerar fins lucrativos, mas são poucas as pesquisas nessa área”, finalizou.
Colaboração: Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.
Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.
