UNIFAGOC

VI Semana da Computação da Fagoc: Sérgio Amadeu afirma que software livre avança fortemente no Brasil

Publicado em 03/10/2005
por Developer Unifagoc


“O software livre avança muito fortemente no Brasil, e é uma alternativa”, afirmou Sérgio Amadeu da Silveira, em palestra no dia 29, quinta, na Fagoc, para os participantes da VI Semana da Computação. “Quem se especializar nas linguagens, nas plataformas abertas, plataforma livre, vai ter muito mais chance, do que quem se especializar em plataforma proprietária, porque onde está ocorrendo crescimento na área tecnologia da informação é no software livre”, completou o palestrante, que foi, até o mês passado, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação, ligado à Casa Civil.

Com o tema “Avanços do software livre na sociedade em rede”, Sérgio interagiu com os alunos durante sua palestra. Os estudantes mostraram interesse pelas questões levantadas por ele. “Houve o interesse maciço dos estudantes no modelo de colaboração. Mostramos que software livre se baseia em compartilhar o conhecimento. Estavam interessados em saber como a colaboração também gera renda, gera riquezas, gera possibilidades de ganho. Isso ficou muito evidente na discussão. Mostramos os ingredientes do software livre”, ressaltou Sérgio.

Presente à palestra, estava o representante da Secretaria de Políticas de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Marcelo André de Barros, que destacou a importância de eventos acadêmicos, como a VI Semana de Computação. “Quando se aglutinam pessoas desse calibre, vamos disseminando o saber, dando continuidade no processo do conhecimento, com um ganho substancial no ensino superior. Por isso é tão importante eventos como a VI Semana de Computação”, destacou Marcelo.

Ainda no dia 29, aconteceram apresentações de trabalhos de alunos de Ciência da Computação da Fagoc. A programação foi dividida em atividades pela manhã e à noite.

De manhã, o palestrante da noite anterior, Carlos de Castro Goulart, do Departamento de Informática da UFV, voltou à sala multimeios da Fagoc para ministrar a palestra “Inclusão Digital usando Software Livre”. Carlos falou sobre como pode usar software livre para incluir pessoas no mundo digital.

Após a palestra de Carlos, o egresso da Fagoc, atualmente funcionário da Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, Wender Teixeira Guidine, abriu uma discussão sobre TCO (Custo Total de Propriedade de Software) e Distribuição de Software (Custo de “Deployment”). O assunto rendeu mais de uma hora e meia de discussão e movimentou os vários estudantes presentes.

À noite, depois da palestra, os estudantes Juliana Padilha e Felipe Siervi Mendonça, do 8º período de Ciência da Computação, apresentaram seus trabalhos científicos: “Site de Educação à Distância para a disciplina Algoritmos e estruturas de dados” e “Migração de Servidor de e-mail de Plataforma Proprietária para Plataforma Livre”, respectivamente.

No término da programação do dia 29, os convidados, Sérgio Amadeu, Marcelo Barros e Imaculada Lemos, juntamente com o coordenador de Ciência da Computação, foram até a sala do diretor geral da Fagoc, Marcelo Andrade, para um lanche, bate-papo e momento para as fotos. Marcelo Andrade também apresentou aos convidados as salas e laboratórios da faculdade.

Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.