UNIFAGOC
Voluntários do projeto despertar movimentam o bairro São Domingos
Publicado em 09/08/2005
por Developer Unifagoc
Mais uma ação comunitária do Projeto Despertar reuniu a comunidade e voluntários. Realizada no último domingo, 07 de agosto, a terceira etapa foi idealizada pelo 21º Batalhão de Polícia Militar, com apoio de entidades parceiras, entre elas a Fagoc. Aconteceu na Quadra Poliesportiva Nacib Jacob (Rua Adolfo Pereira Cortês, 558), no bairro São Domingos.
![]() As crianças se divertiram, usando o barro para fazer arte, orientadas por estudantes de Educação Física da Fagoc |
![]() Os estudantes voluntários participam da integração com os moradores desde a primeira edição
|
Durante toda a tarde, várias oficinas foram oferecidas para a comunidade, como recreação infantil, organizada por alunos do curso de Educação Física da Fagoc e noções de informática, oferecidas por alunos do curso de Ciência da Computação da Fagoc, numa sala montada especialmente para atender ao público.
Como havia muitos interessados em usar os computadores, cada um teve 10 minutos. Os monitores auxiliavam as crianças, que não conseguiam desgrudar os olhos da frente da tela, enquanto outras esperavam ansiosas na fila.
A ação contou também com a prestação de outros serviços à comunidade, como corte de cabelo, expedição de documentos, aula de dança (com estudantes de Educação Física da Fagoc), dicas de culinária e recreação em barro para o público infantil.
Os voluntários têm marcado presença em todas as edições do projeto. Para o aluno do 2º período de Educação Física, Weverton Luiz Marques, 26 anos, que pela terceira vez participa como voluntário, é contagiante a alegria das pessoas da comunidade. “É tão gratificante ver todos os moradores sorrindo e felizes com a nossa presença. Acho que é o mínimo que podemos fazer paras levar um pouco de amor e esperança, para essas pessoas que muitas vezes, convivem com muita violência. Vou ser voluntário quantas vezes for convidado, fico feliz só de estar aqui”, ressaltou Weverton, enquanto brincava com um grupo de crianças.
Compartilhando a mesma opinião de Weverton, Natália Vieira Teixeira, 18 anos, que também é do 2º Período de Educação Física, destaca o valor do trabalho voluntário. “Quando realizamos um trabalho voluntário como este, deixamos de lado alguns valores e passamos a entender o que as pessoas sentem. È mágico quando conseguimos ensinar alguma coisa que antes era desconhecida para todos, que saem de sua casa para participar com a gente. Acho que isso é porque eles sabem da importância de um trabalho como este”, destacou.
Os estudantes da Fagoc que foram voluntários receberão certificados de participação, que serão registrados como “atividades complementares”, assinados pela faculdade e pela Polícia Militar.
Inclusão Digital: moradores se cadastram para ter aulas de informática na Fagoc
Representantes da Associação de Moradores do Bairro São Domingos estarão, nos próximos dias, organizando e fazendo o cadastramento dos moradores que quiserem se matricular nos cursos de Inclusão Digital oferecidos pela Fagoc. Estão abertas 60 vagas, que serão selecionadas para as pessoas mais carentes do bairro.
Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.
Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.


