UNIFAGOC
Zuenir Ventura na FAGOC
Publicado em 04/08/2004
por Developer Unifagoc
O jornalista e escritor Zuenir Ventura participa de uma entrevista coletiva na FAGOC no próximo dia 18 de agosto, às 15 horas. O evento faz parte de sua visita à cidade dentro do projeto “Grandes Escritores” do jornal Estado de Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O encontro com a comunidade acontece a partir das 20 horas, no Ubá Tênis Clube, onde Zuenir falará sobre sua experiência profissional.
Nascido em Além Paraíba (MG) em 1931, o jornalista mudou-se para o Rio de Janeiro em 1954, onde ingressou na Faculdade Nacional de Filosofia, da ex-Universidade do Brasil, hoje UFRJ, onde quatro anos depois recebeu o diploma de bacharel e licenciado em Letras Neolatinas.
Em 1956 foi redator de “A História em Notícia”, dirigida por Amaral Netto, uma publicação que tratava os acontecimentos históricos em linguagem jornalística.
Por indicação de um professor seu da faculdade, Hélcio Martins, vai trabalhar como arquivista da “Tribuna da Imprensa” no horário das seis da tarde à meia-noite.
Casa-se com a jornalista Mary em 1962 e vai para o “Correio da Manhã” como editor internacional e passa a dar aula de Comunicação Verbal na Escola Superior de Desenho Industrial, da qual é um dos fundadores.
Zuenir trabalhou nas revistas “O Cruzeiro”, “Fatos e Fotos”, “Visão”, “Veja”, “Istoé”, “Época”, no jornal “Diário Carioca”, Jornal do Brasil,
ajudou em roteiros de documentários, ganhou prêmios Esso de Jornalismo.
Como escritor publicou “Cidade Partida”. “Inveja – Mal secreto”,
“Crônicas de um fim de século”, dentre outros. Atualmente escreve no jornal “O Globo” e para o site nominimo.com.br.