Blog de Medicina

Quanto precisa ser a nota no Enem para passar em Medicina?

Publicado em 22/09/2025
por Goya Conteúdo Agência
Pessoa escrevendo em um caderno com lápis enquanto estuda, com livros e marcadores de texto sobre a mesa
Qual a nota no Enem para Medicina? (Foto: Pattanaphong Khuankaew/iStock)

O sonho de cursar Medicina costuma vir acompanhado de grandes expectativas, e também de receios. Antes mesmo de iniciar os estudos, muitos vestibulandos já enfrentam a pressão da aprovação e a necessidade de tirar uma nota de corte alta em provas como o Enem.

 

Dados do Censo de Educação Superior, divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que no período de 2015 a 2024, houve um aumento de 26.983 para 60.366 de novos alunos de Medicina no Brasil, representando um crescimento de 120%. Em instituições privadas, o número de alunos chega a 45.900. 

 

Neste conteúdo, o blog do UNIFAGOC apresenta informações sobre a nota de corte necessária no Enem para a aprovação no curso de Medicina e também sobre os programas de inserção Prouni e Fies. Confira! 

Por que Medicina é o curso mais concorrido no Enem? 

Tradicionalmente, a Medicina é o curso mais concorrido no Enem, com diversos fatores contribuindo para esse interesse. 

 

Entres eles estão a oferta de vagas limitadas, já que nem todas as edições do Enem oferecem um número alto de vagas, a estabilidade profissional que a carreira pode oferecer e a variação de atuação, já que a Medicina não se limita apenas à área clínica, podendo ser exercida também em pesquisas e ensino. 

 

Cursar Medicina é para muitos sinônimo de realização pessoal, alguns veem na profissão a oportunidade de salvar vidas trazendo um forte sentido de propósito, enquanto outros escolhem a área motivados por tradição familiar

 

Por meio do Enem, ingressar na Medicina é possível por meio de programas como o Fies e o Prouni. Essas modalidades são distintas e também contam com notas de corte diferentes. 

Como funciona o Fies para a Medicina? 

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Governo Federal que financia mensalidades em faculdades privadas

 

O aluno estuda e paga um valor simbólico durante o curso, e a dívida maior é paga após a formatura em duas fases (carência e amortização), com juros baixos ou até sem juros, dependendo da modalidade, que são: 

 

  • FIES tradicional: juros zero, restrito à baixa renda (3 salários mínimos);
  • P-FIES (novo FIES – modalidades 2 e 3): juros cobrados, atende renda um pouco maior (até 5 salários mínimos).

 

Em julho, o governo federal aumentou o teto de financiamento semestral do Fies para o curso de Medicina. Desde o início do segundo semestre deste ano, o limite passou a ser R$ 78 mil, um aumento de 30% em comparação aos R$ 60 mil anteriores. 

 

Para optar pelo Fies, o vestibulando precisa ter feito o Enem a partir de 2010, ter média mínima de 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação. 

 

Quando há mais candidatos do que vagas disponíveis, a prioridade é para quem obteve nota maior. Atualmente, a nota de corte média no Fies para Medicina é de 756,325 pontos. 

E quanto a Medicina pelo Prouni?

Também criado pelo governo federal, o Prouni (Programa Universidade para Todos), concede bolsas integrais ou parciais em faculdades particulares. 

 

A Medicina é o curso mais concorrido da modalidade e as notas de corte ficam entre 750 e 820 pontos, dependendo da localidade e da instituição. Atualmente, a média de nota de corte do Prouni para o curso é de 733, 242 pontos

 

Os requisitos do programa são: 

 

  • Ter feito a última edição do Enem; 
  • Obter no mínimo 450 pontos de média nas provas e não ter tirado zero na redação;
  • Para bolsa integral (100%): renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Para bolsa parcial (50%): renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou;
  • Ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral;

 

Também pode concorrer ao Prouni quem fez parte do ensino médio em escola pública e parte em particular como bolsista integral.

Cronograma de estudos para quem quer passar em Medicina com o Enem

Com a proximidade do Enem 2025, que acontecerá nos dias 9 e 16 de novembro (exceto para Belém, Ananindeua e Marituba (PA), que terão as provas aplicadas em 30/11 e 7/12 devido à COP30), seguir um cronograma de estudos é fundamental para alcançar uma nota de corte alta nas provas. Veja um exemplo: 

 

Estrutura geral do cronograma

  • Segunda a sábado: estudo ativo + revisões + prática de questões;
  • Domingo: descanso ativo (revisar erros da semana, leitura leve, simulado a cada 15 dias);
  • Carga diária: 6h a 8h (dividida em blocos de 1h30 a 2h, com pausas de 10 a 15 min).

 

Distribuição por áreas

Como medicina exige nota alta, dê prioridade a:

  • Peso maior: Ciências da Natureza (Química, Biologia, Física) e Redação;
  • Peso intermediário: Matemática;
  • Peso menor (mas não pode zerar): Linguagens e Ciências Humanas.

 

Sugestão semanal

  • Biologia: 4x/semana;
  • Química: 4x/semana;
  • Física: 3x/semana;
  • Matemática: 4x/semana;
  • Redação: 2x/semana (treino de textos + repertório);
  • Linguagens: 2x/semana (interpretação, gramática básica);
  • Humanas: 2x/semana (história, geografia, filosofia, sociologia).

Os resultados do Enem estão previstos para serem divulgados em 13 de janeiro de 2026. 

Venha fazer Medicina no UNIFAGOC!

Avaliado com nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do MEC, o curso de Medicina no UNIFAGOC é considerado o melhor de Minas Gerais e o quinto melhor do Brasil, entre instituições públicas e privadas. 

 

O curso no UNIFAGOC integra teoria e prática desde os primeiros períodos, oferecendo laboratórios modernos, professores qualificados e programas de extensão que conectam o estudante à realidade do sistema de saúde.

 

Se o seu sonho é se tornar médico e você busca uma formação completa, preparada para os desafios da profissão, o UNIFAGOC é a escolha certa. E o melhor, você pode realizar esse plano com o apoio de programas como Prouni e Fies. Acesse nosso site e saiba mais.