Ciência da Computação

25 anos da Ciência da Computação UNIFAGOC pelos olhos do professor Waldir Trevizano que acompanhou todas as turmas da graduação

Publicado em 02/06/2025
por Aline Ceolin

 

Ao longo de 25 anos, o curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC formou profissionais que hoje fazem a diferença no mercado. E se há alguém que acompanhou essa trajetória desde o início, esse alguém é o professor Waldir Andrade Trevizano. Presente desde os primeiros anos do curso, lecionou para todas as turmas e viu de perto a evolução da área e do ensino na Instituição.

 

O professor chegou ao UNIFAGOC no momento em que a Instituição, ainda como FAGOC, conquistou sua própria sede, situada no bairro Seminário, em Ubá, onde se encontra até hoje. O curso de Ciência da Computação, que começava com apenas duas turmas anuais e aulas pela manhã, logo passou a oferecer turmas semestrais no período noturno, acompanhando o crescimento da área e da demanda por profissionais de tecnologia.

 

 

O coordenador do curso na época era o prof. Artêmio, e o diretor da faculdade era o prof. Roberto Barbiere. Na coordenação de Ciência da Computação passaram os professores: Marcelo Andrade, Luciano, Clayton, Marcelo Daibert, Sérgio Murilo e agora a professora Ana Amélia Pereira, que com a alteração para UNIFAGOC, passou a ser diretora de curso. E muita coisa aconteceu ao longo desses anos“, relembra Waldir.

 

EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO E SEU IMPACTO NO ENSINO

 

A Ciência da Computação é área em constante transformação e Waldir acompanha essas mudanças de perto.

 

Alguns assuntos que foram lecionados anos atrás, por serem relevantes na época, hoje nem são mais referenciais. E com certeza temas que estudamos atualmente poderão futuramente ser considerados irrelevantes“, destaca o docente.

 

Essa evolução constante exige que o curso acompanhe as tendências e prepare os alunos para mercado que se renova a cada dia, mantendo o compromisso com a inovação e a excelência acadêmica.

 

 

MOMENTOS INESQUECÍVEIS E A TRANSFORMAÇÃO DOS ALUNOS

 

Para um professor que acompanha todas as turmas do curso, são muitas as histórias e lembranças marcantes. Mas o que mais emociona Waldir é ver os alunos se formando e construindo suas carreiras.

 

De todas as turmas, ver os alunos se formando e depois atuando como profissionais no mercado não tem preço. Houve de tudo, mais recentemente as aulas remotas por conta da pandemia, que acabaram por consolidar o modelo INOVA adotado atualmente, houve casais que se formaram em sala de aula e que terminaram se casando, alunos que entraram no curso imaturos e ao concluir o curso eram outras pessoas, mais centradas e conscientes”, recorda o professor.

 

Confira a história de sucesso do casal que se conheceu no curso de Ciência da Computação.

 

DIFERENCIAL DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

 

Dentre as diversas graduações da área de tecnologia, Waldir destaca a importância da Ciência da Computação e suas especificidades.

 

Na área da computação existem os cursos de Licenciatura em Computação, cujo foco é mais formar professores para o ensino médio; Sistemas de Informação, focado no desenvolvimento de sistemas para empresas, Ciência da Computação, que além do aspecto do desenvolvimento de sistemas foca também nos fundamentos da computação, nas bases matemáticas e na inovação tecnológica, e a Engenharia da Computação, cujo foco é o projeto de equipamentos computacionais e produtos relacionados. Pode-se dizer que o curso de Ciência da Computação está num nível superior aos cursos de Licenciatura e de Sistemas de Informação, com amplo mercado de trabalho. Por outro lado, o curso de Engenharia em Computação além de envolver investimentos em estrutura e equipamentos muito maiores, acaba tendo mercado de trabalho mais restrito para os concluintes”, explica Trevizano.

 

 

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO

 

Para os calouros que ingressam agora no curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC, o professor deixa dicas valiosas.

 

Estudem, obvio, mas também aproveitem o período da faculdade para ir criando seu próprio networking, que é fundamental no mercado de trabalho. Aprendam ou aprimorem o inglês, que é muito necessário para o profissional de computação”, conclui o docente.

 

 

A trajetória do professor Waldir é reflexo da importância e do impacto do curso de Ciência da Computação da UNIFAGOC, que ao longo de 25 anos tem formado profissionais preparados para os desafios do futuro. E essa história continua, com novos alunos, novas descobertas e muitas conquistas pela frente.

 

Escolha transformar sua vida na Ciência da Computação UNIFAGOC.

 

 

Confira como foi o UNIFAGOC Game Party 2024:

 

 

Conheça o curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC:

 

 

Dê o play no vídeo a seguir e veja Tour completo pela infraestrutura do UNIFAGOC: