
Educação Especial Inclusiva
O programa de Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva do UNIFAGOC visa capacitar profissionais para atuar com competência técnica, política e ética na educação de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação.
Conheça o Curso

Informações

Campus
Ubá

Encontro
Trimestral

Titulação
Especialista

Modalidade
Ensino Híbrido

Regime Letivo
2025/2026

Duração
13 meses

Carga Horária
480h

Descontos Especiais
O programa de Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva do UNIFAGOC visa capacitar profissionais para atuar com competência técnica, política e ética na educação de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação.
Alinhado às políticas educacionais atuais, o curso busca oferecer formação completa preparando o profissional para o atendimento educacional especializado de qualidade, garantindo os direitos dos alunos conforme a legislação brasileira.
Com foco na diversidade e inclusão, a Pós-graduação em Educação Especial do UNIFAGOC orienta a promoção de ambiente escolar que valoriza a singularidade, desenvolvendo competências socioemocionais e interpessoais. Para isso, utiliza práticas pedagógicas inovadoras, implementando currículos inclusivos que integrem atividades externas e práticas adaptativas.
O curso oferece abordagem holística que combate o bullying e promove a empatia. E capacita os profissionais para atuar em diferentes níveis e modalidades de ensino, seja como professores para apoiar os estudantes público-alvo da Educação Especial ou ainda nas atividades de gestão e consultoria especializada.
Estudar na Pós-Graduação UNIFAGOC é ter orgulho em pertencer a uma Instituição que transforma a vida de seus alunos e das comunidades nas quais eles estão inseridos por meio de uma educação de qualidade.
O estudante da PÓS UNIFAGOC contará com toda a infraestrutura física e virtual da Instituição como biblioteca, salas de aula, plataformas digitais para estudos, debates, além de um corpo docente formado por mestres e doutores com vivência prática no mercado de trabalho.
Ao escolher a PÓS UNIFAGOC, o aluno tem a certeza de que receberá o conhecimento técnico de excelência capaz de fazê-lo ter um pensamento estratégico e crítico para solucionar problemas. Vivenciará novas experiências por meio do contato com alunos e professores e desenvolverá novas habilidades comportamentais como liderança, negociação, gestão de pessoas, gerenciamento de conflitos e empreendedorismo.
Fazer network de alto nível, isto é, criar e consolidar uma boa rede de contatos profissionais, é outro benefício da pós-graduação do UNIFAGOC que conta com um currículo otimizado, possibilitando ao estudante acesso a cargos mais elevados que exigem uma formação especializada.
O curso de pós-graduação em Educação Especial Inclusiva é indicado para profissionais de diversas áreas, com diferentes formações. Ideal para: graduados em licenciaturas interessados em atuar na área da Educação Especial Inclusiva.
Algumas das competências desenvolvidas são:
- Compreender o campo da Educação Especial como disciplina em evolução, conhecendo sua história, filosofias, princípios e teorias, embasados em evidências científicas, além das legislações e demais aspectos das políticas sob diferentes perspectivas; bem como todos os assuntos relacionados ao campo da Educação Especial e geral, que dizem respeito aos indivíduos público-alvo da Educação Especial, tanto na escola quanto na sociedade.
- Avaliar as características dos alunos e identificar suas necessidades educacionais.
- Flexibilizar e individualizar a ação pedagógica nas áreas do conhecimento e diferentes etapas de formação da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio), Educação Superior e da Educação de Jovens e Adultos, de modo a responder às necessidades específicas dos educandos.
- Avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento às necessidades observadas nos alunos.
- Atuar em equipe e em colaboração com o professor do ensino regular, por meio do ensino e consultoria colaborativa nas ações pedagógicas, com as famílias e todos os profissionais da educação e saúde envolvidos com os estudantes sob sua responsabilidade.
- Dominar metodologias específicas para o ensino das diferentes categorias de alunos, a saber: indivíduos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação.
- Ensinar em diferentes ambientes de aprendizagem e escolarização, incluindo salas de recursos multifuncionais, classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares ou em domicílios, desenvolvendo práticas necessárias à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, sempre que não for possível sua escolarização em classes comuns, de escolas regulares.
- Envolver-se em atividades profissionais, participar das ações da comunidade de modo a favorecer a aprendizagem de conteúdos que além de beneficiar os indivíduos público-alvo da Educação Especial e suas famílias, irão promover a profissão.
- Aprender a aprender, refletir e ajustar suas práticas, que serão guiados pelos padrões de prática ética e profissional.
• Salas de aulas equipadas e climatizadas
• Centro de Simulação Realística – Real Lab
• Clínica de Odontologia
• Laboratório de Nutrição e Dietética
• Salão de Visagismo Estética e Cosmética
• Biblioteca
• Brinquedoteca
• Laboratórios de Informática
• Laboratório de Anatomia
• Laboratórios de Patologia, Agentes Infecciosos e Biologia Celular Estrutural
• Laboratório de Medidas e Avaliações
• Auditório
E MUITO MAIS!
Totalizando carga horária de 480 horas/aula, o curso tem duração de 13 meses. O curso será composto por quatro Temas Geradores incluindo os seguintes módulos:
Tema Gerador 1: Fundamentos e Perspectivas da Educação Inclusiva
- Educação Especial e Processos Inclusivos
- Neurociência e Psicopedagogia
- Educação especial na Ed infantil e no Ensino fundamental
- Educação Especial no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos
- Políticas Públicas para a educação
Tema Gerador 2: Inclusão e Práticas Educacionais
- Contextos e práticas educacionais da deficiência visual
- Libras
- Leitura e escrita para pessoas com deficiência
- Distúrbios de Aprendizagem
- Contextos e práticas educacionais da deficiência auditiva
Tema Gerador 3: Tecnologia a Serviço da Inclusão
- Tecnologias da Informação e Comunicação
- Gestão das ferramentas digitais na perspectiva do educador
- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
- Sala de Recursos Multifuncionais
Tema Gerador 4: Diversidade e Educação Especializada
- Deficiência Física e Deficiência Múltipla na Educação
- Contextos e práticas educacionais da deficiência intelectual
- Contextos e práticas educacionais em altas habilidades /superdotação
- Transtorno do Espectro Autista
Os cursos de Pós-Graduação do UNIFAGOC seguem as diretrizes da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação, que estabelece que cursos de pós-graduação lato sensu não exigem mais a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Projeto Final de curso. Isso permite que os alunos concentrem seus esforços no aprendizado prático e na aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da especialização.
Para se matricular em curso de pós-graduação do UNIFAGOC, é necessário ter concluído um curso de ensino superior e ter diploma de graduação expedido por uma Instituição brasileira reconhecida pelo Ministério da Educação. Além disso, outros documentos são necessários. Converse com o time de consultores da PÓS UNIFAGOC.