Blog de Medicina

Internato: entenda como funciona esta etapa no curso de Medicina

Publicado em 30/04/2025
por Goya Conteúdo Agência
Internato em Medicina
O internato tem uma duração média de dois anos e permite que o aluno vivencie a rotina de diversas áreas da Medicina.

O internato é um dos períodos mais importantes durante o curso de Medicina. Esse é o momento em que o estudante conhece de perto a rotina de um médico e todos os desafios que ela envolve.

Os estudantes que fazem esse estágio curricular obrigatório são chamados de internos. Todos os procedimentos são supervisionados por médicos experientes, responsáveis por orientar e avaliar o desempenho de cada um. É também nesse período que os alunos começam a escolher a especialidade para uma residência médica.

Saiba mais sobre o que é o internato e como ele funciona no texto a seguir.

O que é o internato?

A Graduação em Medicina é dividida em três fases: Ciclo Básico, Ciclo Clínico e Internato.

O Ciclo Básico abrange os dois primeiros anos de formação e é focado no conhecimento teórico, apresentando os conceitos mais fundamentais da Medicina. É nessa fase que ocorre um estudo aprofundado de disciplinas como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.

O Ciclo Clínico corresponde ao terceiro e quarto ano do curso e representa uma transição crucial na jornada de aprendizado, abrindo o caminho para a prática. Com isso, os alunos aprendem a diagnosticar e tratar diversas doenças e condições médicas.

A última etapa da graduação em Medicina é o Internato, que acontece nos dois últimos anos do curso e tem como principal objetivo preparar os estudantes para a prática profissional, permitindo que adquiram experiência real antes de se tornarem médicos.

Como funciona o internato?

Medicina
Internato é o período de desenvolvimento das habilidades práticas do estudante de Medicina.

Os internos vivenciam a rotina diária de um médico, realizando consultas, exames e participando de cirurgias e plantões. Normalmente, os estudantes são divididos em grupos e experimentam um pouco de cada área em um sistema de rodízio.

Com isso, os alunos ganham uma visão ampla da Medicina durante o internato, permitindo o desenvolvimento de técnicas e habilidades clínicas antes de escolher a sua especialização. As principais áreas são:

Clínica Médica

O estudante acompanha procedimentos operatórios no centro cirúrgico, aprende a realizar suturas e participa de atendimentos em prontos-socorros cirúrgicos, além de visitas pós-operatórias.

Ginecologia e Obstetrícia

Nesta especialidade, os internos acompanham gestantes durante o pré-natal, auxiliam médicos em partos normais e cesarianas e realizam exames ginecológicos.

Pediatria

Durante o internato na área de Pediatria, os futuros médicos aprendem a atender recém-nascidos, crianças e adolescentes, desenvolvendo habilidades para avaliar o crescimento e desenvolvimento infantil e manejar doenças frequentes, como infecções respiratórias, diarreias e alergias.

Saúde Coletiva e da Família

Essa área ensina os internos a lidar com a atenção primária à saúde, promovendo a prevenção de doenças e o acompanhamento contínuo dos pacientes. Na maioria dos centros de ensino, essa etapa é cumprida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Saúde Mental

No rodízio de Saúde Mental, os internos têm contato com pacientes que apresentam transtornos psiquiátricos como depressão, esquizofrenia e ansiedade. Eles aprendem a realizar anamnese psiquiátrica e acompanhar a evolução desses pacientes.

Qual a carga horária do internato?

Segundo o Ministério da Educação, ao menos 35% da carga horária total do curso de Medicina deve ser dedicada ao internato. Dentro desse tempo, 30% precisa ser voltado para o atendimento em Atenção Básica e em serviços de Urgência e Emergência do SUS.

Os demais 70% do período de internato são ocupados por atendimentos em Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Mental e Saúde Coletiva, com duração de 2 a 3 meses em cada área.

Com relação à rotina, o interno, ao longo de suas atividades, deve realizar plantões que podem atingir até 12 horas diárias, com limite de 40 horas semanais, conforme a Lei Federal nº 11.788, de 2008.

Venha estudar no Melhor Centro Universitário de MG!

Escolher uma instituição de ensino de qualidade faz toda a diferença na graduação em Medicina. Por esse motivo, o UNIFAGOC é a melhor opção para quem deseja iniciar uma carreira na área.

O UNIFAGOC conquistou a nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do MEC, sendo o único de Minas Gerais a atingir esse patamar entre instituições públicas e privadas. Além disso, a Medicina UNIFAGOC é a 5ª no ranking Brasil do CPC/MEC e a única fora do Estado de São Paulo. Com campus em Ubá, o resultado do UNIFAGOC mostra que é possível oferecer educação de excelência com infraestrutura de ponta, mesmo fora dos grandes centros urbanos.

Acesse aqui e tenha mais informações sobre um dos melhores cursos de Medicina do país!