UniFagoc premia vencedores do concurso sobre Centenário de Antonio Olinto




Uma cerimônia foi realizada para entrega da premiação aos ganhadores do primeiro Concurso de Poesia, Redação e Fotografia – Prêmio Antonio Olinto, no auditório Ary Barroso (campus UniFagoc), na noite de 25 de junho (terça-feira). O evento, que celebra o centenário do escritor ubaense e membro imortal da Acadêmia Brasileira de Letras, reuniu alunos, professores e representantes de escolas de Ubá, além de autoridades convidadas.

 

Clique aqui e veja as fotos.

 

Atrações culturais foram destaques da cerimônia. A primeira foi a aprentação do Coral Ubuntu, composto pelos alunos da Escola Estadual Raul Soares, e, em seguida, a peça teatral "Os móveis da bailarina",  conto adaptado de Antonio Olinto produzida e interpretada pelos alunos de Pedagogia da UniFagoc Pricila Martins, Matheus Gonçalves e Maria Olívia Gasparoni.

 

 

O prêmio para as Poesias e Narrativas Dialogadas vencedoras foi um tablet para cada autor e um smartphone para seus respectivos professores orientadores. A premiação para os três melhores da categoria de Fotografia foi um smartphone para cada autor e outro para seu orientador. 

 

Para conferir o resultado do concurso, clique aqui.

 

Os trabalhos premiados serão reunidos em uma exposição prevista para setembro, mês que marca 10 anos da morte de Olinto. Na ocasião, será lançada a segunda edição do livro “São eu, estas coisas”, de autoria da professora da Fagoc Cláudia Condé, que traz histórias do escritor e membro imortal da Academia Brasileira de Letras.

 

No vídeo, assista à cobertura da TV Fagoc...

 

 

Centenário Antonio Olinto

 

A UniFagoc, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ubá e da Superintendência Regional de Ensino, está a frente de uma série de ações em comemoração ao centenário de nascimento do escritor Antonio Olinto, que é celebrado neste ano de 2019.

 

Além de homenagear Antonio Olinto, as iniciativas têm o objetivo de dar visibilidade à obra do autor tanto no ambiente acadêmico da faculdade quanto na comunidade, a fim de destacar sua importância para o engrandecimento da Língua Portuguesa e da cultura mineira.

 

A comemoração do centenário de nascimento de Antonio Olinto também faz parte das ações que celebram os 20 anos da Fagoc. O autor prestigiou várias atividades da instituição de ensino, cuja biblioteca tem o seu nome.