Odontologia
Especialidades da Odontologia: o que diferencia o dentista geral do ortodontista?
Publicado em 13/02/2026
por Blog UNIFAGOC

Ao considerar o curso de Odontologia, muitos estudantes se deparam com especialidades além do título de dentista geral, como o profissional ortodontista.
De acordo com os dados mais recentes do Censo da Educação Superior (INEP/MEC), o Brasil conta com cerca de 120 mil estudantes matriculados em cursos de Odontologia.
Com milhares de profissionais se formando todos os anos, conhecer os detalhes sobre as especialidades odontológicas é fundamental. Por isso, o blog do UNIFAGOC preparou este conteúdo sobre quais são as diferenças entre o dentista geral e o ortodontista. Confira!
O que faz o dentista geral?
Após a graduação, o estudante recém-formado recebe o diploma em Odontologia e pode atuar como dentista clínico geral, desde que tenha registro ativo no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Esse profissional pode trabalhar em clínicas, consultórios, postos de saúde, hospitais, empresas, atendimento domiciliar e também em instituições de ensino, seja como docente ou auxiliando em pesquisas.
Ele acompanha a saúde bucal no dia a dia e encaminha ao especialista quando necessário. No atendimento, o dentista geral realiza procedimentos, como:
- Limpeza dos dentes;
- Restaurações de cáries;
- Extrações simples;
- Avaliação da gengiva;
- Orientações de higiene;
- Diagnóstico inicial de problemas como gengivite.
E o ortodontista: como atua?
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou dados coletados dos registros dos Conselhos Regionais de todos os estados brasileiros, que colocam a Ortodontia como a especialidade com o maior número de profissionais no país, com mais de 32 mil ortodontistas, representando mais de 21% de todos os registros de especialidades odontológicas.
O ortodontista é um cirurgião-dentista especializado no diagnóstico, prevenção e correção de alterações no posicionamento dos dentes e no alinhamento dos ossos maxilares.
Esse profissional trata problemas odontológicos que podem comprometer a estética do sorriso, a mastigação, a fala e a saúde bucal como um todo. Como:
- Apinhamento, que ocorre quando os sisos nascem sem espaço na arcada e podem empurrar os demais dentes, causando desalinhamento geral;
- Dentes tortos;
- Mordida aberta;
- Mordida cruzada;
- Mordida profunda.
Para tratar esses problemas, o ortodontista utiliza diversos recursos terapêuticos, como aparelhos ortodônticos fixos, móveis, alinhadores e outros dispositivos que promovem a movimentação gradual dos dentes, sempre com planejamento individual para cada paciente.
Qual é a principal diferença entre dentista e ortodontista?
Pode-se resumir que: a consulta com um dentista geral é voltada ao acompanhamento regular da saúde bucal, funcionando como consultas de rotina. Já o tratamento com um ortodontista é indicado para problemas odontológicos mais específicos, como alinhamento dos dentes
Outras especializações na Odontologia
Além da Ortodontia, a graduação em Odontologia possibilita atuação em pelo menos 24 especialidades oficialmente registradas e reconhecidas pelo CFO. Entre elas, destacam-se:
-
- Odontopediatria: cuidado da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes;
- Odontogeriatria: cuidado da saúde bucal de pessoas idosas;
- Endodontia: diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a polpa dentária e os tecidos ao redor da raiz do dente;
- Implantodontia: reabilitação oral por meio da colocação de implantes dentários, estruturas fixadas no osso que substituem a raiz do dente perdido e servem de base para próteses;
- Estomatologia: estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam a boca e as estruturas associadas, como mucosas, língua, lábios e glândulas salivares;
- Odontologia Legal: aplicação dos conhecimentos odontológicos a questões jurídicas e periciais;
- Patologia Bucal: dedicada ao estudo, diagnóstico e compreensão das doenças que afetam a boca e as estruturas associadas;
- Prótese Dentária: reabilitação oral por meio da confecção e adaptação de próteses que substituem dentes ausentes ou estruturas comprometidas;
- Periodontia: prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes, como gengiva, osso e ligamentos periodontais.
Como é o curso de Odontologia do UNIFAGOC?
Futuros estudantes que buscam uma instituição referência no Brasil devem considerar o UNIFAGOC, que tem nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).
A Odontologia do UNIFAGOC tem:
- Modalidade presencial e turno integral, no campus de Ubá-MG;
- Titulação de Bacharel;
- Duração de 10 semestres;
- Carga horária de 4.980 horas.
Confira a matriz curricular do curso acessando aqui.
Estude Odontologia no UNIFAGOC!
Venha estudar em uma das melhores instituições privadas do país. Com nota máxima do MEC, o UNIFAGOC é considerado o melhor centro universitário de Minas Gerais, com a maior parte do corpo docente formado por mestres e doutores.
As modalidades de ingresso em 2026 incluem vestibular com prova online, nota do ENEM 2025, transferência e programa de Portador de Diploma.
Acesse o site do UNIFAGOC e saiba como garantir sua vaga!
