UNIFAGOC

Alunos da Computação UNIFAGOC desenvolvem projeto de computador de baixo custo

Publicado em 23/12/2020
por Developer Unifagoc

Os alunos do quarto período do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC desenvolveram um projeto de um computador de baixo custo. A iniciativa é resultado do Projeto Integrador do segundo semestre, em que os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática e entender a aplicabilidade do conhecimento adquirido em sala de aula. 

 

De acordo com a professora e mentora dos alunos, Ana Amélia de Souza Pereira, com a pandemia, as instituições de ensino precisaram se adaptar para o regime remoto, com aulas e atividades por meio digital. A partir desta questão o projeto foi apresentado para os estudantes que prontamente se envolveram com a proposta e buscaram formas de resolver o problema.

 

A proposta era de utilizar peças de valores acessíveis, em comparação ao valor de um computador tradicional, para compor um sistema que é equivalente às funcionalidades do equipamento.

 

Componentes do Kit para o computador: cabo de energia com entrada micro usb, cabo HDMI e case para Placa Raspeberry Pi3 model B

 

Placa Raspeberry Pi3 model B

 

“Após uma pesquisa realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIFAGOC, percebemos que muitos alunos não tinham o equipamento adequado para assistir às aulas. A ideia era criar algo com baixo custo para que estes estudantes pudessem participar das aulas. Por meio deste projeto, a pessoa que não tem condições de adquirir um computador novo, poderá usar um monitor ou uma TV que possuir em casa e utilizar este mecanismo como um computador normal”, afirma a professora. 

 

Vale ressaltar que a ideia partiu do pró-reitor de ensino e desenvolvimento da instituição, Marcelo Santos Daibert que também é professor da graduação. Para ele, "foi um resultado muito bom para um quarto período, os alunos conseguiram cumprir o projeto sem nenhum tipo de problema". 

 

“Os alunos buscaram uma solução viável, de fácil instalação, com equipamentos que podem ser encontrados no mercado, para atender questões voltadas à usabilidade por parte do usuário e a proposta de baixo custo. O resultado do projeto foi um sucesso, eles conseguiram viabilizar o equipamento e atender os requisitos para funcionamento do computador de baixo custo. Aproveito para agradecer o empenho e parabenizar os estudantes pelo envolvimento e dedicação, neste projeto útil e viável para a comunidade”, conclui Ana Amélia.