UNIFAGOC

Alunos da Pedagogia UNIFAGOC desenvolve Projeto Integrador em escolas municipais de Ubá

Publicado em 21/06/2024
por Developer Unifagoc

 

O Projeto Integrador do terceiro período do curso de Pedagogia do UNIFAGOC teve como título: “Desbravando mundos literários: leituras para pequenos exploradores”, e foi desenvolvido em escolas municipais na cidade. A coordenadora do projeto neste semestre foi a professora Cláudia Oliveira.

 

Os alunos foram divididos em 4 grupos e criaram um livro com uma história infantil e um jogo com a temática da história para trabalhar com as crianças em uma data marcada.

 

Conforme relatado pela professora Cláudia, “as alunas mostraram criatividade e imaginação ao criar as histórias, confeccionar os livros e os jogos e o resultado desse trabalho foram os sorrisos e alegria das crianças durante a contação de histórias”.

 

Trabalhos

O grupo 1 foi composto pelas alunas: Suzyelle, Jennifer, Marcela, Maria Clara e Gabriella. As alunas desenvolveram as atividades em duas turmas do segundo período do turno da manhã, na escola municipal Deputado Felipe Balbi. Elas prepararam a história “As aventuras de João, a vida além da fazenda”, levando os pequenos a viajar para a cidade grande como João. Num segundo momento, foi aplicado o jogo da memória com imagens relacionadas aos momentos da história em que as alunas explicaram como funcionava a dinâmica do jogo. Foi aplicado em quatro colmeias diferentes e após a realização do jogo, as alunas indagavam as crianças sobre qual momento da história a imagem pertenciam.

 

 

O grupo 2 foi composto pelas alunas: Aldeane, Camille, Geovana, Juliana, Maria Eduarda Gandra, Maria Eduarda Zanelli e Marcella Vitória,. O projeto foi desenvolvido nas turmas do primeiro e segundo períodos, na escola municipal Dr. Tanus Ferrez de Andrade. A atividade foi realizada com ambas as turmas sendo uma contação de história “A Fazenda Encantada”, que teve o objetivo de levar as crianças a imaginar um passeio diferente, numa fazenda encantada. O jogo aplicado com a temática da história envolveu o trabalho com a coordenação motora fina, atenção e memorização.

 

 

O grupo 3 foi composto pelas alunas: Bianca, Brennda, Bruna, Maria Eduarda Laud e Natália. As atividades foram desenvolvidas com duas turmas do primeiro período, no Colégio SESI. As alunas fizeram uma contação de história, “Clara e as quatro estações”, com o objetivo de trabalhar as estações do ano. Num segundo momento, foi aplicado o jogo com a temática da história em que as alunas retiravam imagens de uma caixa e perguntava a qual estação pertencia. Desta forma, foi trabalhado o conhecimento que as crianças tinham sobre as estações, raciocínio, memória e atenção.

 

 

O grupo 4 foi composto pelas alunas: Ana Carolina, Anna Julia, Érica, Geovanna Ferreira, Jamilli e Rayane. O projeto foi desenvolvido nas turmas de primeiro e segundo períodos, na escola Semear.  As alunas prepararam uma contação de história, "A Floresta Encantada", e as crianças ficaram seduzidas com a história. O jogo aplicado denominado como “A caixa das emoções” permitiu que as crianças expressassem seus sentimentos de acordo com as cartas que foram retiradas da caixa. Foram produzidas cartas com os sentimentos (tristeza, empatia, amor, felicidade e raiva) e foi solicitado para elas um comando para que contasse, algo que aconteceu de acordo com a carta retirada, como por exemplo: “tristeza – a criança contou que chora quando seu irmão mais velho implica com ela”.