UNIFAGOC

Alunos da Psicologia UNIFAGOC criam projeto de acolhimento para mulheres em situação de violência doméstica

Publicado em 22/09/2020
por Developer Unifagoc

 

Alunos do oitavo e décimo períodos do curso de Psicologia do UNIFAGOC deram início ao projeto ACOLHER. A iniciativa foi desenvolvida com o propósito de fomentar a discussão e o diálogo com a sociedade sobre a violência doméstica e o direito das mulheres a uma vida com segurança, liberdade, paz e bem-estar. Bem como oferecer um acolhimento remoto e direcionamento para as vítimas desse tipo de violência.

 

De acordo com os alunos idealizadores do projeto, a ideia surgiu a partir das aulas remotas da formação técnica em Psicologia Jurídica, ministradas pelo professor Bruno Feital, que durante um debate sobre Justiça Restaurativa e violência contra a mulher, sugeriu a atividade.  

 

“Topamos a ideia e passamos a pensar em como um projeto como esse poderia ser desenvolvido. Pensamos nesse tema, visto que, com a atual situação que vem acontecendo em todo o mundo, os índices de violência contra a mulher vêm aumentando. Pensamos o quanto que, isoladas do convívio social devido a quarentena, muitas vezes, as mulheres ficam refém do agressor. Sem contar que muitas vítimas não conseguem identificar que estão passando por algum tipo de violência e muitas vezes não tem acesso aos canais de denúncia e cuidados”, revelam os estudantes.  

 

As ações do projeto acontecem por meio de publicações semanais em que os estudantes oferecem informações sobre tipos de violência, os canais de denúncia, onde conseguir ajuda, como agir diante de tal situação, entre outras. Para isto, foi criado um perfil no instagram que já possui conteúdos com orientações acerca do assunto. Clique AQUI e confira. 

 

Além disso, os alunos também oferecem um acolhimento para que as mulheres possam enviar mensagens e falar com os acadêmicos, que irão auxiliar em cada caso e se houver a necessidade, indicarão para um acompanhamento psicológico. 

 

Em breve, o projeto também contará com um site. Mais informações podem ser obtidas no perfil do instagram projeto.acolher