UNIFAGOC

Alunos de Medicina da Fagoc participam de mutirão de combate ao Aedes Aegypti

Publicado em 01/03/2016
por Developer Unifagoc

Cerca de 50 alunos do curso de Medicina da Fagoc participaram, na manhã de sábado (27), de uma das ações da campanha “Ok #Foradengue!”, promovida pela Prefeitura Municipal de Ubá, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região – Adubar.

Os estudantes acompanharam a equipe de agentes de combate às endemias, que abordaram moradores dos bairros Louriçal, Primavera e Santa Edwiges com orientações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti.

Para a professora Maria Augusta Coutinho, que acompanhou os estudantes no mutirão, é importante que o aluno participe desse tipo de iniciativa uma vez que ele “precisa ter uma visão integral da forma que tem que agir na hora de abordar um paciente. Ele tem que se inserir no sistema público de saúde e conhecer todas as possibilidades para que possa ter uma boa prática da assistência”, afirma.


A ação acontece sempre aos sábados e já percorreu cerca de 15 bairros. De acordo com a gerente da Adubar, Patrícia Faraj, os interessados em participar devem entrar em contato com a agência ou com a Secretaria de Saúde. “Todas as pessoas podem participar. Nesse momento, a união de voluntários é muito importante porque reforça a equipe de agentes e conseguimos chegar em um número maior de residências”, ressalta.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Ubá, no próximo fim de semana, o mutirão passará pelos bairros Santa Bernadete, Industrial e adjacências.

Confira o vídeo com a cobertura da iniciativa no sábado:

Dengue em Ubá

De acordo com boletim divulgado no portal da Prefeitura de Ubá, já foram contabilizadas 2.470 notificações de casos suspeitos de dengue em Ubá em 2016, até o dia 26 de fevereiro.

Neste ano, foram realizadas mais de 36 mil visitas, sendo encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti em aproximadamente 2.300 domicílios durante as vistorias.

A Fagoc está engajada no combate ao mosquito. No dia 19, a instituição promoveu a entrega de um informativo com dicas de prevenção contra o Aedes. Outras iniciativas estão previstas, como uma campanha de conscientização interna com os colaboradores e alunos.