UNIFAGOC
Alunos de Psicologia promovem peça teatral sobre preconceito e estereótipos
Publicado em 07/11/2016
por Developer Unifagoc

Nos dias 14, 17, 21 e 28 de outubro, os alunos do quarto e quinto períodos de Psicologia da Fagoc apresentaram o "Teatro do Oprimido – Teatro Fórum, as interfaces do "eu" frente à cura" e "Manifestos de Ética e Bioética". O objetivo da proposta é, por meio de encenação teatral, promover ações em prol do rompimento de estereótipos quanto à opressão. A iniciativa foi idealizada a partir das disciplinas "dinâmica de grupo e relações humanas" e "ética e bioética", lecionadas pela professora Larissa Abranches.
Clique aqui e confira as fotos das apresentações.
Larissa explica que o "teatro do oprimido" é uma técnica utilizada por profissionais da psicologia e áreas da saúde para demonstrar como os estereótipos atingem de forma negativa tanto o opressor quanto o oprimido. Além disso, para ela, a iniciativa é uma prática enriquecedora e capaz de construir um pensamento reflexivo nos alunos quanto aos preconceitos existentes na sociedade.
"O projeto é uma estratégia desafiadora, porém encantadora em propor a junção teórica e prática da disciplina em prol de capacitarmos cada vez mais no senso crítico, de inovação e profissionalismo dos alunos. A intervenção provoca uma percepção de um pensamento de unidade plural que nos consolida à construção de uma sociedade mais humanista em essência e existência", comenta.

Para o aluno Ivaldo Neto, o projeto foi uma experiência ímpar, pois proporcionou diversas reflexões sobre a psicologia.
"Eu já atuo há alguns anos no teatro, mas as apresentações me fizeramz sentir, de forma viceral, as experiências daqueles personagens e daquelas minorias que optamos por representar. Ele é forte, dramático, com palavras muito firmes que nos tocam profundamente. Foi mais um divisor de águas na minha vida acadêmica, quebrando algumas amarras e dificuldades que eu tinha com minhas próprias emoções", comenta.

