UNIFAGOC
Conheça o ebook Redução de Danos criado por alunos da Psicologia UNIFAGOC
Publicado em 22/10/2021
por Developer Unifagoc

O ebook Redução de Danos, criado pelos alunos do décimo período do curso de Psicologia do UNIFAGOC Cristiano Bigonha Schiavon, Josafá Lima de Souza, Lanay Nunes Martins, Marcela Vieira de Mello e Tatiele Jeronimo Rezende, reúne um conteúdo que tem o intuito de agregar conhecimento e desconstruir paradigmas que foram estabelecidos sócio-historicamente a respeito do uso de drogas.
“É de suma importância compartilhar informações e conhecimento diante dessa temática. Levar essa informação de forma leve, didática, acessível e embasada em informações científicas foi o nosso maior e mais gratificante desafio. Esperamos de alguma forma discernir esse conhecimento, tanto entre profissionais da saúde quanto a própria população em geral, visando promover assim uma reflexão e atuação diante aos danos causados pelo consumo de álcool e outras substâncias psicoativas, declaram os criadores do ebook.
O valor do investimento no material é de R$14,99 e pode ser adquirido neste link.
Os acadêmicos explicam que o livro digital foi desenvolvido a partir de debates acerca do tema realizados durante as aulas das disciplinas de Psicologia Jurídica. A temática principal pode ser de interesse de profissionais e estudantes da área da saúde e educação, usuários de substâncias psicotrópicas ou familiares e amigos, e para qualquer pessoa com interesse pela temática, uma vez que o livro trás informações embasadas e atuais com linguagem de fácil compreensão.
“Percebemos o quanto ainda existe falta de informação sobre o tema, gerando preconceitos e resistências. Levar conhecimento sobre o assunto permite quebrar paradigmas, ajudando indivíduos em situações de sofrimento a criar novas expectativas para suas vidas no meio social. O material tem como foco principal a prevenção aos danos causados pelas substâncias, ao invés da prevenção do uso, partindo do princípio que muitos indivíduos persistem utilizando as drogas, apesar das diligências elaboradas para prevenir o início ou a utilização contínua. Dessa maneira, visamos possibilitar a construção de concepções diversificadas, por meio da percepção funcional da Redução de Danos baseada no compromisso com a saúde pública e nos direitos humanos”, destaca o grupo.
A iniciativa é resultado da disciplina Inovação e Criatividade, ministrada pelo professor e diretor da graduação, Alexandre Augusto Corrêa, que propõe aos alunos o desafio de criarem, de forma fictícia, e em grupo, suas empresas. Desde o início do ano, os estudantes se estruturam definindo os objetivos da empresa e as habilidades de seus membros. Feito isso, cada empresa apresenta um projeto formal de um produto, com análise de mercado, objetivo, público alvo, orçamento, mão de obra envolvida e plano de marketing. Com o plano aprovado no final do primeiro semestre, os alunos iniciam o segundo semestre com o produto pronto para divulgação, venda ou aplicação.
“Esta atividade busca trazer para dentro da instituição a experiência que muitos discentes poderão vir a ter como empreendedores. Todos os produtos obrigatoriamente precisam estar relacionados a uma demanda que a Psicologia possa vir a trabalhar. Assim, além de proporcionar o espaço para o desenvolvimento de habilidades práticas em empreendedorismo, criatividade e inovação, a disciplina retoma conceitos, práticas e procedimentos específicos da psicologia como forma de apoio teórico dos produtos elaborados”, destaca o diretor.
Nos primeiros meses, o trabalho é destinado a propaganda e marketing, construção de canais de divulgação e outras formas de distribuição do produto. Ao final, as empresas deverão mostrar, por meio de gráficos, o resultado alcançado.
