UNIFAGOC
Pedagogia e NAF do UNIFAGOC realizam VII Encontro sobre Inclusão e Acessibilidade
Publicado em 23/04/2021
por Developer Unifagoc

O curso de Pedagogia do UNIFAGOC juntamente ao Núcleo de Acessibilidade (NAF) realizou o VII Encontro sobre Inclusão e Acessibilidade. A iniciativa aconteceu de maneira remota e foi transmitida pelo canal do Youtube TV UNIFAGOC.
A diretora da graduação e coordenadora do NAF, Adriana Mollica deu início ao evento com uma breve explicação sobre o evento que é promovido todos os anos pela instituição.
“A inclusão e a acessibilidade são direitos que nós do UNIFAGOC temos defendido com empenho e dedicação ao longo desses anos, por meio da atuação do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e do Núcleo de Acessibilidade (NAF). Temos a satisfação de dizer que geramos diariamente ações efetivas para proporcionar a verdadeira inclusão dos nossos alunos. Ao promover eventos como este, entendemos todos nós temos a oportunidade de aprender mais sobre como abraçar as diferenças, conviver com elas, aceitá-las e construir juntos um mundo melhor para todos", revela a diretora.
A equipe do Núcleo de Acessibilidade, formada pelas professoras Amanda Carmo, Cláudia Oliveira e Euzélia Squizzato, afirmaram que eventos como esses “são essenciais para reafirmar o compromisso do UNIFAGOC de promover a verdadeira inclusão”
O encontro teve sequência com a pedagoga Silvana Sousa e a neuropsicopedagoga Flávia Soares que foram convidadas para contar suas experiências como mães de pessoas com deficiência. “Elas trouxeram histórias relevantes, que emocionaram a todos sobre como lidaram com as questões e superaram diversas barreiras junto aos seus filhos”, destaca Adriana.
Em seguida, o pesquisador, neuropsicólogo e psicoterapeuta, especialista em terapia cognitivo comportamental e em gestão de pessoas Daniel de Carvalho ministrou uma palestra em que abordou o tema Capacitismo – aprender para não praticar.

A aluna do oitavo período de Pedagogia Bárbara Ariane Lemos Prado conta que com este evento pode perceber que “é convivendo com a diversidade que adquirimos empatia para sermos pessoas melhores, e que todo ser humano merece respeito, dignidade e inclusão”.
O evento foi encerrado com a participação do palestrante, professor de química e de inglês, Euller Carlos que revelou ser autista e contou sua experiência. Ao final, o professor ainda realizou uma apresentação musical para os participantes.
Abaixo, confira a transmissão do evento na íntegra
