UNIFAGOC

Pedagogia e NAF do UNIFAGOC realizam VIII Encontro sobre Inclusão e Acessibilidade

Publicado em 21/09/2021
por Developer Unifagoc

O curso de Pedagogia do UNIFAGOC se juntou ao Núcleo de Acessibilidade (NAF) para realizar a oitava edição do Encontro sobre Inclusão e Acessibilidade. O evento foi realizado de forma remota, na última segunda-feira (20), com transmissão ao vivo por meio do canal do youtube TV UNIFAGOC. 

 

A diretora da graduação e coordenadora do NAF, Adriana Mollica deu as boas-vindas aos participantes e explicou brevemente sobre a escolha do tema para a iniciativa. 

 

“O dia de hoje foi escolhido carinhosamente, porque nesta semana, junto da chegada da primavera, se comemora o dia nacional de luta da pessoa com deficiência, no dia 21, e o dia nacional dos surdos, no dia 26. Por isso, nosso tema é Por uma Práxis Inclusiva. Mais do que leis, nós professores e futuros professores precisamos buscar e acreditar na inclusão como uma prática pedagógica”, ressalta Adriana. 

 

Em seguida, a pedagoga formada pelo UNIFAGOC, pós graduanda em neurociência e educação, que atua, desde 2020, com orientação pedagógica para famílias e alunos com dificuldades de aprendizagem, Lílian Imperatori, falou sobre sua trajetória acadêmica e tratou sobre a relação entre neurociência e educação, área a qual tem se dedicado atualmente.

 

 

O evento teve continuidade com uma roda de conversa que contou com a participação da professora Amanda Carmo, da superintendente da Secretaria Regional de Educação de Ubá, Josiane Almeida Sequeto que apresentou as iniciativas de inclusão que têm sido promovidas pela superintendência, com foco na estrutura para as práticas pedagógicas inclusivas que são realizadas na região e da atual diretora educacional da Superintendência de Ensino de Ubá, Luziete Natalina Ferreira, que trouxe sua experiência com a inclusão, alinhada a legislação com a postura prática dos profissionais da área de inclusão.

 

 

O encontro também contou com uma homenagem prestada pela da aluna Ana Cláudia Magaton da Costa que 

A noite ainda contou com uma apresentação do Coral de Aprendizes de Libras dos alunos do 6º período de Pedagogia que apresentou a música Tempo Perdido de Renato Russo, a partir de uma regração da música feita pela professora Amanda.

 

As profissionais do NAF, Euzélia Squizzato, Cláudia Alexandre de Freitas Olveira e Amanda Carmo entendem que esse evento, quando centrado na realidade da região, proporciona aos alunos, assim como à comunidade o entendimento dos avanços e do que é preciso para ir além da legislação.

 

Adriana Mollica, encerrou o evento de forma emocionada e afirmou: "que possamos nos olhar mais, nos compreender mais e incluir mais. Afinal, somos todos iguais em nossas diferenças".

 

Abaixo, confira a transmissão completa do VIII Encontro sobre Acessibilidade e Inclusão