A formação em psicologia é ideal para quem deseja se conhecer melhor, ser melhor ouvinte e ter condições de auxiliar pessoas. Se está procurando profissão que atue no estabelecimento do bem-estar das pessoas, o curso de Psicologia do UNIFAGOC é a escolha certa.
Entender a mente humana gera grande curiosidade e é assunto complexo há muito tempo. Compreender as similaridades e diferenças entre as pessoas, seus processos mentais e experiências subjetivas, fazem parte da profissão do psicólogo.
O diretor do curso de Psicologia do UNIFAGOC, Alexandre Augusto Macêdo Corrêa, explica que devido à complexidade e amplitude das possibilidades de atuação da psicologia, a sua importância cresce no atendimento destas demandas que exigem do profissional domínio de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais, e na promoção da qualidade de vida.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
A atuação do bacharel em Psicologia vai muito além do tradicional atendimento em consultório, a prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios emocionais, de personalidade e doenças mentais é empregado em muitos contextos como, por exemplo, instituições de saúde, clínicas e hospitais.
Alexandre destaca que as áreas da psicologia estão cada vez mais em desenvolvimento e sendo ampliadas, tanto pela demanda da própria área quanto da formação do profissional da psicologia. Existem campos de atuação nas áreas da saúde, educação, social, empresarial, tecnologias digitais, institucionais, jurídica, esporte e outros.
“Essa diversidade de possibilidade de atuação é reforçada pelas Diretrizes Curriculares da Psicologia que enfatiza a necessidade de formação generalista, possibilitando justamente essa maior abrangência em sua atuação profissional”, explica o diretor.
A formação generalista possibilita atuação em escolas e instituições de ensino, onde pode contribuir desenvolvendo metodologias pedagógicas e na orientação educacional. Em empresas é bastante requisitado no departamento de recursos humanos, já no âmbito industrial pode trabalhar na gestão organizacional e do trabalho. O psicólogo ainda está apto a desenvolver atividades na área acadêmica, de marketing e/ou prestar consultoria. O campo de atuação do profissional continua em ampliação, com promissoras novas possibilidades, como a Psicologia Esportiva.
“Como os campos de atuação são amplos, diversos e possuem suas bases tanto na saúde, humanas e exatas, a formação da psicologia reflete essa diversidade teórica e principalmente prática. A formação, por meio das 4 mil horas mínimas, nos 5 anos de curso, possibilita ao aluno essa diversidade, abrindo-se espaço para novas discussões e atuações”, conta Alexandre.
DIFERENCIAIS UNIFAGOC
Segundo o diretor os principais diferenciais do curso de Psicologia do UNIFAGOC são a Integração, a Amplitude e a Realidade Incorporada, sendo a Integração vivenciada desde o primeiro período aliando teoria e prática, fazendo com que o acadêmico observe na prática os conceitos teóricos e, assim, melhor desenvolva suas habilidades.
“A Amplitude está nos campos de atuação, nos estágios, projetos de extensão e outras práticas que são oferecidas, devido a diversidade do currículo e experiência docente”, afirma o diretor.
Por fim, Alexandre explica que a Realidade Incorporada dá ao currículo do curso de Psicologia do UNIFAGOC a possibilidade de trazer experiências da construção de projetos voltados para as realidades locais, bem como, da construção de produtos e empresas voltadas às demandas sociais, promovendo a condição de vivenciar ainda dentro dos muros acadêmicos a possibilidade de atuações empresariais e seus desafios.
MERCADO DE TRABALHO
O docente afirma que por ser ampla a possibilidade de atuação da psicologia, bem como ter também oportunidade de atuação como empreendedor em seu próprio negócio, tanto o mercado privado quanto o mercado público apresentam crescimento.
“Este crescimento é visto nas medidas decisórias, nos decretos de lei que estabelecem a obrigatoriedade do profissional da psicologia em locais que antes ainda não era obrigatório e nas práticas privadas, este mercado cresce conforme surgem novos contextos”, explica Alexandre.
O diretor destaca que para se tornar bom profissional na área em que escolheu atuar é preciso ter dinamismo, motivação, empenho e estudo.
EXTENSÃO
O docente conta que existem práticas específicas, pontuais e práticas que funcionam durante todo o semestre. Todas as práticas de extensão devem ser voltadas ao atendimento das demandas sociais e ocorrem nos contextos clínicos, sociais, escolares, empresariais e outros.
“O conjunto das práticas de extensão e estágios introduzem o aluno no mercado de trabalho e, conforme percebemos, grande parte destes alunos, agora profissionais da psicologia, já estão inseridos nos diversos campos de atuação, em serviços públicos, clínicos, escolares, sociais, empresariais e acadêmicos como residências e mestrados”, conclui o diretor.
Para conhecer mais sobre o curso de Psicologia, confira este e-book gratuito.
all rights reserved © unifagoc.edu.br | since 2014
Como posso te ajudar?